Sete municípios atendidos pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Barretos participam da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que tem cerimônia de premiação marcada para o dia 17 de março, na capital paulista.

O objetivo do prêmio é destacar políticas públicas voltadas à inovação na gestão municipal, com incentivo à cultura empreendedora por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), além de ações nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento econômico e social local.
Além de Barretos, sede da regional, concorrem ao prêmio as prefeituras de Bebedouro, Colina, Guaíra, Jaborandi, Morro Agudo e Viradouro. Barretos concorre com o projeto ‘Barretos 4.0’, o maior programa da história de parceria entre o município e o Sebrae, estruturado a partir de pilares estratégicos: tecnologia, inovação, empreendedorismo, meio ambiente, educação empreendedora, turismo e comunidade.
Os projetos inscritos no PSPE passam por diversas etapas, incluindo habilitação, pré-seleção, visita técnica e julgamento estadual, sendo avaliados a partir de critérios como impacto no público-alvo, relevância do problema, inovação e criatividade, perenidade e institucionalização, participação e inclusão, capacidade de atuação em rede, potencial de replicação, comunicação, transparência, avaliação e monitoramento.
Para o gerente regional do Sebrae-SP Rafael Matos do Carmo, a participação dos municípios é muito importante para toda a região.
“Ao se tornar concorrente ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, o município demonstra uma visão estratégica da gestão pública, mostra que está, de fato, em busca soluções que geram impactos reais no desenvolvimento econômico e social. Mais do que participar da premiação, essa iniciativa representa um compromisso firmado com a construção de um ambiente cada vez mais favorável e sustentável para os pequenos negócios e isso é a base do desenvolvimento econômico de toda nossa região”, explica.
Com mais de 14 mil projetos inscritos ao longo de suas edições, o PSPE se consolidou como uma das principais iniciativas de reconhecimento à inovação no setor público, estimulando a troca de experiências e a replicação de boas práticas entre as cidades brasileiras.
