ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP e CRT-SP realizam evento sobre empreendedorismo feminino

Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP e o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizaram na terça-feira (28/3), na sede, evento sobre empreendedorismo para as profissionais da categoria. Intitulado “Mulheres Técnicas Empreendedoras”, a iniciativa veio na continuidade da comemoração do Dia Internacional da Mulher e teve como objetivo incentivar o empreendedorismo para as trabalhadoras do setor.

Técnicos e técnicas industriais atuam, em muitos casos, como profissionais liberais em diversas atividades nos ramos de construção civil, edificações, informática, máquinas, alimentos, topografia entre muitas outras.

O CRT-SP, por meio do grupo “Mulher dinâmica, inovadora, empreendedora”, tem atuado para ressaltar a importância da inserção da mulher no mercado de trabalho e da educação profissional como diferencial para a mudança de vida das pessoas.

Estiveram presentes no evento o presidente do CRT-SP, Gilberto Sakamoto, além de dirigentes da instituição de São Paulo e dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e conselheiros federais e regionais. “Hoje, realizamos um evento para a valorização da mulher. Existem atualmente mais de 120 mil profissionais na área registrados no CRT-SP, mas só 7% são mulheres. Precisamos aumentar esse número”, afirmou Sakamoto. “Agradecemos ao Sebrae-SP, que pode contar conosco para todas as ações de empreendedorismo”, completou.

A programação do dia contemplou palestras como a de Angela Farias, analista de negócios e gestora de empreendedorismo feminino do Sebrae-SP, do movimento Sebrae Delas. “As mulheres na carreira técnica podem pleitear vagas no mercado de trabalho e optar por um posto no regime CLT, mas também – e por que não – empreender e montar seu próprio negócio”, disse Angela. “O empreendedorismo não é só para a mulher dona de um negócio próprio, o empreender é um comportamento; todo mundo pode se desenvolver nesse sentido”, explicou. “O empreendedorismo como comportamento amplia o espaço e a visibilidade das mulheres”, acrescentou.

Também do Sebrae-SP, Camila Gomes palestrou sobre marketing digital para os negócios; Lilian Vieira falou sobre imagem, estilo e posicionamento digital; e Vera Ruthofer, sobre empoderamento feminino nos negócios.

A programação teve ainda a palestra intitulada “Atitude profissional – como lidar com ambiente de trabalho hostil”, da advogada Lucimara Silva, da comissão da mulher da OAB-SP.

Mariana Rodrigues, do Centro Paula Souza e Cassia Cruz, do Senai-SP lançaram o livro O perfil da Mulher Técnica.

  • brasil empreendedor
  • Cultura empreendedora
  • empreendedorismo feminino
  • MEI;
  • sebrae delas