Apoiar as ações de empreendedorismo no ecossistema de inovação é um dos compromissos do Sebrae-SP. No sábado (22), ocorreu um dos maiores movimentos de fomento ao empreendedorismo e inovação do Brasil: o Startup Day. O evento, organizado pelo Sebrae for Startups em parceria com as prefeituras municipais e demais parceiros, reuniu mais de 230 pessoas na Escola Técnica Estadual (Etec) Professor José Ignácio Azevedo Filho, em Ituverava. Entre os participantes estavam empresários, universitários e futuros empreendedores.

A programação contou com a apresentação de especialistas e fundadores de startups da região: chefe de gabinete da Prefeitura de Ituverava, Paulo Antônio Rodrigues de Souza; o agente do Sebrae Aqui Fernando Caetano de Souza; advogado e engenheiro agrônomo Murilo Coelho Theodoro Neves; e a médica e atuante na startup Medway Larissa Estela Ferreira Jacó de Menezes Coelho Neves.
O evento contou também com um talkshow com três empresários da cidade: Regis Pires (Regis Barber Shop), Andrezza Rosa (Casinha Criativa) e Anderson Durante (Salutis), que contaram suas experiências de inovação.
Além de proporcionar um ambiente propício para networking e prospecção de parceiros, o Startup Day trouxe muito conhecimento sobre inovação e novos negócios, inspirando os participantes a tirarem seus projetos do papel.

Marina Marinzeck, analista de negócios do Sebrae-SP, detalhou o Startup Day e o intuito do evento. “Com o apoio de diversos parceiros, tivemos a honra de trazer essa iniciativa pela primeira vez para a cidade de Ituverava e toda região. Nosso propósito foi ampliar o debate sobre inovação e startups, conectando pessoas e fortalecendo o ecossistema empreendedor. Uma manhã repleta de insights, trocas de experiências e oportunidades para todos os participantes”, concluiu.
Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP, explicou o evento. “Hoje podemos explicar o que é startup para aqueles que têm um nível mais básico de conhecimento sobre o assunto. Estamos trazendo também o poder público, a gestão municipal, dizendo quais são as ações inovadoras e de fomento a esse ecossistema, assim como também cases de pessoas que já passaram pelo processo de startup, inclusive já venderam suas empresas e já estão em outros projetos, em segundo, terceiro projeto de startup, e como eles escalaram esses negócios”, disse.
“Acredito que é uma forma da gente desmistificar o assunto, trazer o conhecimento e, principalmente, incentivar as pessoas a investirem em suas ideias, em tecnologia, para que a gente possa aumentar o poder das startups e do nosso ecossistema, e a competitividade”, concluiu Iroá.
O Startup Day em Ituverava ocorreu na Escola Técnica Estadual Professor José Ignácio Azevedo Filho, com apoio da Prefeitura de Ituverava, Fafram, Etec, Moises Volpe Vicari e Del Bianco Advogados e Medway.
-