A Loja Colaborativa com Microempreendedores Individuais (MEIs) no Franca Shopping vai encerrar a Semana do MEI neste sábado, 30, das 10h às 22h, promovida pelo Sebrae-SP. A iniciativa começou segunda-feira, 25, com atividades gratuitas voltadas a microempreendedores individuais que desejam abrir um negócio, aprimorar a gestão da empresa ou atualizar a documentação.

As Lojas Colaborativas também foram montadas na Uni-Facef – Unidade II e na Unifran nesta semana e a programação finaliza com a instalação da Loja no Franca Shopping.
Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Flávio Silva, o Sebrae-SP oferece diversos meios para o microempreendedor individual se desenvolver. “O Sebrae oferece soluções de acesso a mercado. Entre elas, estão a participação em feiras e a exposição de produtos em datas especiais. Nesta semana, comemoramos a Semana do MEI e teremos a Loja Colaborativa. É um momento já tradicional, no qual empresas atendidas pelo Sebrae podem vender seus produtos para a população após colocarem em prática os conhecimentos sobre gestão que o Sebrae oferece”, destaca.
“A parceria com o Sebrae reforça o compromisso do Franca Shopping em apoiar o empreendedorismo local e fortalecer a economia da nossa cidade. O Espaço Colaborativo é um local que conecta pequenos negócios ao público do shopping, gerando visibilidade para quem está construindo algo com dedicação e criatividade. Estamos muito felizes em receber essa iniciativa neste sábado e convidamos toda a população de Franca a prestigiar e valorizar esses empreendedores”, ressalta Angelique Canabrava, gerente de marketing do Franca Shopping.
Declaração do MEI
Um dos pontos de destaque da Semana do MEI foi oferecer orientações sobre formalização, emissão de notas fiscais, licença e alvará, acesso a crédito e entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), cujo prazo termina em 31 de maio.
O microempreendedor que não realizar a declaração dentro do prazo pode sofrer penalidades, como aplicação de multa, restrições no CNPJ e impedimentos relacionados a benefícios previdenciários.
