A região de Ribeirão Preto teve uma participação de destaque na 14ª edição Feira do Empreendedor 2025 (FE25), realizada pelo Sebrae-SP, reunindo mais de 1,3 mil empresários e empreendedores em missões organizadas pelo Escritório Regional de Ribeirão Preto. O evento, realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista, destacou o potencial econômico e inovador do interior, com a presença das prefeituras de Brodowski, Jaboticabal, Pontal e Ribeirão Preto, além da participação de empresas da região que expuseram seus produtos e serviços ao público.
Com o tema “Inteligência Empreendedora”, a feira teve como principal objetivo fomentar negócios, promover conexões e divulgar tendências que impulsionam a inovação e o desenvolvimento dos pequenos negócios.
Para o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, a participação expressiva da região demonstra o quanto o interior paulista está comprometido com o fortalecimento do empreendedorismo.
“Ribeirão Preto está de parabéns, com mais de 1,3 mil pessoas da região participando. É uma forma de vivenciar conteúdos e experiências de forma integrada, que fortalece quem já empreende e prepara quem ainda vai empreender. A feira traz temas fundamentais, como inovação, liderança feminina, economia criativa, inteligência artificial e sustentabilidade. Essa troca de conhecimento e conexões faz toda a diferença para quem quer crescer com estratégia e propósito. Também é um momento importante para o Sebrae-SP e para o Escritório Regional de Ribeirão Preto, que seguem atuando próximos dos empreendedores e parceiros locais, com o objetivo de fortalecer os negócios e o desenvolvimento da região”, destacou Nelson Hervey.
Paulo Arruda, gerente regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, afirma que “a Feira do Empreendedor é um espaço inspirador, que conecta pessoas, ideias e negócios. Este ano, Ribeirão Preto levou 1,3mil participantes e quatro municípios da região, mostrando a força do empreendedorismo local e o quanto o Sebrae-SP contribui para gerar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento regional.”
A feira reforça o papel do Sebrae-SP como conector de oportunidades, fortalecendo o ambiente de negócios e evidenciando as vocações econômicas dos municípios. O turismo, em especial, se destacou como um dos principais vetores de desenvolvimento regional.
Além das prefeituras participantes, 12 empresas da região expuseram seus produtos e serviços durante os quatro dias de feira: Alho Negro, Café Markanti, Chiaperini, Coco Nutri, Cricut, Grande Charcutaria, Pamonhas Mil, Quintal de Vista Alegre, Rede Brasil, Takessita Consultoria, T.M. Ferreira Trailers e Uisque Uai.
Entre os destaques, o protagonismo feminino chamou atenção, com mulheres empreendedoras à frente de negócios inovadores que representam a força e a diversidade do interior paulista.
Cíntia Cantadeiro, produtora do Café Markanti, ressaltou a importância de participar novamente da feira e as oportunidades geradas durante o evento.

“Estar presente mais uma vez na Feira do Empreendedor é uma oportunidade única. Foram quatro dias muito intensos, com muitas conexões e trocas de experiências. Recebemos pessoas maravilhosas, fizemos novos contatos e levamos daqui uma vivência incrível, impulsionada pelas oportunidades de negócios promovidas pelo Sebrae-SP.”
Para Ana Maria Rizzardo Zanardi Salata, sócia e proprietária da Coco Nutri, a experiência foi marcada por visibilidade e expansão de mercado.

“Foram quatro dias intensos e repletos de oportunidades. O espaço que o Sebrae-SP nos proporcionou abriu portas que dificilmente conseguiríamos sozinhos, em Ribeirão Preto. Tivemos contato com consumidores, lojistas e investidores de diversos estados do país, o que ampliou muito o alcance da nossa marca. A experiência foi extremamente positiva.Nossos produtos tiveram grande aceitação e até se esgotaram durante o evento, o que demonstra o potencial dessa vitrine. O Sebrae-SP é peça fundamental nesse processo acredita no pequeno produtor, oferece visibilidade e nos dá voz para mostrar o que fazemos de melhor. Esse apoio é essencial para quem quer crescer e alcançar novos mercados.”
Já Nathaly Aureliano da Silva, gerente de vendas da Cricut Brasil, destacou o impacto da feira na conexão com novos públicos e no fortalecimento do empreendedorismo criativo.

“Participar da Feira do Empreendedor 2025 foi uma experiência incrível. Tivemos a oportunidade de apresentar nossas soluções a empreendedores e amantes do artesanato de todo o Brasil, mostrando como a Cricut pode transformar criatividade em renda e em novos negócios. A feira nos permitiu fortalecer conexões, inspirar pessoas e reforçar nosso propósito de impulsionar o empreendedorismo criativo no país.”
Nancy Horta, proprietária da empresa Quintal de Vista Alegre, falou da importância de participar mais uma vez da feira do Empreendedor.

“Além de gerar visibilidade para a nossa marca, tivemos a oportunidade de fazer networking, conhecer tendências e entender melhor as demandas do mercado. É uma vitrine para quem acredita no potencial do próprio negócio.”
O evento também proporcionou uma imersão em temas como inovação, sustentabilidade, inteligência artificial, economia criativa e empreendedorismo feminino, reforçando a importância do aprendizado contínuo e das conexões estratégicas para o crescimento dos negócios.
-
-
