A Feira do Empreendedor 2025, promovida pelo Sebrae-SP entre 15 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, reafirmou seu papel como vitrine de oportunidades para quem empreende ou deseja abrir o próprio negócio. O evento recebeu cerca de 100 mil visitantes, entre eles centenas de empreendedores da região de Araraquara, que participaram por meio das missões gratuitas organizadas pelo Sebrae-SP. Ao todo, foram 754 caravanas de todo o Estado, reunindo 22.713 participantes.

Os expositores do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araraquara também se destacaram. No Shopping Compre do Pequeno, espaço que reúne microempreendedores com estandes gratuitos subsidiados pelo Sebrae, a regional conquistou o 6º lugar em vendas, somando R$ 11.582,00 em negócios. O ambiente tem como foco dar visibilidade aos pequenos empreendedores, ampliar o networking e gerar novas oportunidades de mercado.

A expositora Sueli Pereira Sanches, da marca Custô, trabalha com upcycling, técnica de reaproveitamento criativo de materiais que seriam descartados, participou pela primeira vez do espaço e se surpreendeu com os resultados. “Foi uma oportunidade incrível de mostrar meu trabalho para um público enorme. Fiz várias vendas, garanti encomendas e saí de lá com muitos contatos que podem virar parcerias futuras”, contou Sueli.

De Ibitinga, a Queijaria Estância da Barra também celebrou o sucesso na feira. “Vendemos tudo o que levamos e ainda fizemos contatos valiosos para ações e parcerias”, destacou Ana Dal Acqua Franceschini, proprietária da marca.

Entre os visitantes, o aprendizado e a inspiração foram os grandes ganhos. A empreendedora Laís Loquete da Silva, de Araraquara, visitou a FE25 pela primeira vez em busca de novidades para sua agência de viagens. “Fiquei impressionada com o tamanho do evento e com a diversidade de ideias e soluções. Voltei cheia de referências e insights para aplicar na agência”, contou.
Já Tamires Schiavo, que está iniciando no ramo de papelaria criativa, destacou o quanto a oportunidade ampliou sua visão de negócio: “Encontrei muitas novidades e ideias. Foi uma experiência que me motivou a dar novos passos e acreditar ainda mais no meu trabalho.”
Para o gerente regional do Sebrae-SP em Araraquara, Luiz Andia Filho, os resultados demonstram o dinamismo do empreendedorismo local. “A Feira do Empreendedor é um ponto de virada para muitos empresários. Ver nossa região se destacando em vendas e participação é motivo de orgulho. Mais do que números, levamos de volta histórias reais de transformação e pessoas com o olhar renovado sobre o próprio negócio”, afirmou.
