A Feira do Empreendedor 2025 (FE25) foi palco de conexões, aprendizado e novas oportunidades para empreendedores e gestores públicos de 16 cidades da região de São Carlos. Ao todo, 19 missões empresariais reuniram 558 participantes, entre representantes de prefeituras, empresários, artesãos e produtores locais, que participaram do evento considerado uma das maiores feiras de empreendedorismo da América Latina.

“As missões empresariais conectam empreendedores e geram novos aprendizados. É um espaço de troca, que estimula ideias práticas e gera inspirações para o participante aplicar em seu negócio ou no município”, destacou Ariane Canellas, gerente regional do Sebrae-SP.
Para a psicoterapeuta Jeisy Macedo, a oportunidade começou antes mesmo de chegar à Feira. “No trajeto do ônibus que o Sebrae disponibilizou já aproveitei para estabelecer conexões e conhecer novos empreendedores. Estar neste evento é uma experiência inspiradora. A feira reúne inúmeros negócios e ideias inovadoras, muitos dos quais nem imaginamos que existam, e que podem ser aplicados ou adaptados para expandir nossos próprios projetos e parcerias futuras”, comentou.
Além de promover o contato direto com novas tecnologias, produtos e modelos de gestão, a FE25 também deu visibilidade a empreendedores e municípios, que puderam apresentar o potencial turístico, cultural e econômico da região.
“Estar na Feira do Empreendedor é uma vitrine. As cidades mostram toda a sua potencialidade para atrair visitantes, fomentar o turismo e investimentos”, afirmou Ariane.
Municípios em destaque
O evento contou com a presença de prefeituras e empresários de Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado, Itirapina e São Carlos, além de representar outras cidades que integram a Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central (Arteac), composta por nove municípios.
Para Marcelo Simão, prefeito de Santa Rita do Passa Quatro e presidente da Arteac, a feira foi “uma oportunidade única de mostrar os produtos regionais e atrair turistas e investidores”. Ele destacou que o município participou ao lado de outras oito cidades da associação, fortalecendo o turismo integrado.
A prefeita de Itirapina, Maria da Graça Zucchi Moraes (Dona Graça), reforçou o papel estratégico da feira. “Temos muitas belezas naturais e uma gastronomia rica. A Feira do Empreendedor é o melhor lugar para expor tudo isso e mostrar o quanto nossa cidade tem a oferecer”, disse.
Já o prefeito de Descalvado, Luís Guilherme Panone, participou pela primeira vez e elogiou o evento. “Eu não conhecia a feira e fiquei encantado. É uma experiência que gera aprendizado e oportunidades para todos os participantes”, observou.
Inovação pública também tem espaço
Além das ações voltadas ao turismo e ao desenvolvimento econômico, também houve a possibilidade de buscar projetos de inovação para resolver questões locais da administração pública. O programa Governo Fora da Caixa conecta prefeituras e startups para desenvolver soluções tecnológicas aplicadas à gestão municipal.

“Identificamos, na prefeitura, uma necessidade de integração no tratamento de dados. Nosso desafio é unificar todas essas informações em uma plataforma única, que permita estruturar um novo mecanismo de gestão integrada, tornando possível, por exemplo, criar prontuários eletrônicos para o acompanhamento da saúde e da frequência escolar de jovens e adolescentes”, relatou Isaque Sampaio, servidor da Secretaria de Educação de São Carlos.
“Sem o acesso à feira e às pessoas que já trabalham com tecnologia, não teríamos essa oportunidade. Aqui mostramos nosso desafio e encontramos caminhos inovadores para melhorar os serviços públicos”, afirmou.
Aprendizado coletivo e resultados reais
Entre os empreendedores, a participação em missões organizadas pelo Sebrae-SP também gerou impacto direto nos negócios. Para Gustavo Bianchi, gestor do Sítio Santa Ângela, em Santa Rita do Passa Quatro, o evento é essencial para ampliar a visibilidade e firmar parcerias. “Participo da feira há quatro anos e considero um cenário fantástico para a projeção de novos negócios e o fortalecimento da marca”, revelou.

O empresário Rodrigo Franco, de Descalvado, concorda. “A Feira do Empreendedor é um evento grandioso, que ajuda a atrair novos investidores e a mostrar a força das marcas da nossa cidade. O público é expressivo, com muitas pessoas interessadas em conhecer nossos produtos e tirar dúvidas, uma ótima oportunidade de ampliar conexões e negócios”, destacou.
Com um olhar técnico sobre a experiência dos participantes, o gestor e consultor de empresas Alexandre Tenório ressaltou o potencial formativo da iniciativa e o acesso a novas práticas de gestão. “A Feira do Empreendedor é um evento riquíssimo, que oferece diversas ferramentas para empresários, empreendedores e comerciantes. O empreendedor, que é um pouco empresário e um pouco comerciante, encontra aqui um momento único para aprender e extrair o melhor em gestão empresarial”, analisou Tenório.
Sobre a FE25
Promovida pelo Sebrae-SP, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de empreendedorismo da América Latina, reunindo centenas de expositores, arenas temáticas, palestras e experiências imersivas sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade e gestão. A edição de 2025 reuniu mais de 100 mil participantes, os quais contaram com centenas de oportunidades de networking, palestras, oficinas e apresentação de tendências, reforçando o compromisso do Sebrae-SP em estimular o crescimento de pequenos negócios e aproximar o poder público do ecossistema empreendedor.
