O Sebrae-SP lança nesta quarta-feira (4/6) a 3ª edição do Desafio Liga Jovem. Realizado pelo Sebrae em todo o Brasil, o programa é voltado para jovens do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior e tem por objetivo o desenvolvimento de competências empreendedoras. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho pelo site desafioligajovem.com.br.
A ação, realizada em parceria com o Instituto Ideia do Futuro, teve seu evento de lançamento realizado no auditório do Sebrae-SP, na capital paulista. O evento contou com a presença do Diretor Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; Diretor de Administração e Finanças do Sebrae-SP, Reinaldo Correa; Gerente da Unidade Cultura Empreendedora, Paulo Marcelo Ribeiro; e do Presidente do Instituto Ideias do Futuro, Oswaldo Cruz.
Para Nelson, o desafio é uma grande oportunidade para trabalhar uma agenda com jovens. “Esperamos que essa edição tenha mais inscritos e a cultura empreendedora seja uma realidade para todos os jovens”, reforça.
Já Paulo Marcelo reforçou o aspecto prático do programa. “Ao longo do desafio vamos desenvolver trabalhos e projetos com foco no aprimoramento de comportamentos empreendedores. Nossa unidade vai construir redes com escolas e professores para que todos possam se inscrever e vamos acompanhar esses jovens ao longo dessa trajetória”.
O Presidente do Instituto Ideia do Futuro reforça o aspecto desafiador e a importância da busca por um ensino complementar de alto impacto. “Por meio desse desafio, jovens desenvolvem e treinam comportamentos para o futuro profissional com a chancela do Sebrae”.

Sobre o Desafio Liga Jovem
O principal objetivo do Desafio Liga Jovem é incentivar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências tanto para a vida pessoal como para acadêmica e profissional. Para isso, é utilizada uma trilha de aprendizado, de vivências inspiradoras e prêmios. Os alunos deverão propor uma solução criativa e de impacto para um problema da escola ou da comunidade, utilizando tecnologia como aliada. Pode ser a criação de site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.
Nesta edição são esperadas 80 mil inscrições de alunos divididos em três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior. A grande novidade é a participação, na final nacional, de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores — três equipes representadas por estado.
Os vencedores Desafio irão receber uma viagem internacional de até 10 dias, com tudo pago.
Etapas da 3ª Edição
– 23 de maio a 30 de junho – Inscrições no site https://www.desafioligajovem.com.br/
– A partir de junho – Mobilização de equipes – missões de engajamento online e offline, valendo premiações fora da competição principal
– Junho a agosto – Etapa de Desenvolvimento
– Agosto – Envio do vídeo-pitch de até 5 minutos, apresentando o projeto.
– Setembro e Outubro – Etapa Estadual – apresentação online para uma banca de jurados.
– Novembro e Dezembro – Etapa Nacional – apresentação presencial em uma viagem nacional
