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Sebrae-SP reúne 10 dicas para os pequenos negócios venderem mais no Natal

Consultor de negócios Rafael Souza sugere ações que vão desde a definição de indicadores e promoções até o uso de inteligência artificial
Por Sebrae-SP
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A época do ano em que as pessoas mais consomem está chegando. O Natal representa uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas venderem mais. No entanto, para se destacar da concorrência e atrair o público-alvo é preciso planejar e executar estratégias de marketing eficientes e criativas.

Para ajudar os pequenos negócios, o consultor de negócios do Sebrae-SP, Rafael Souza, lista dez dicas que podem ajudar as empresas a aproveitarem bem a data comemorativa. Confira abaixo.

Defina indicadores e metas – é importante definir a meta de venda. Ela pode ser desdobrada por mês, semana, dia, colaborador, categoria, produto, dentre outras opções. Fazer uma reserva de faturamento excedente também é importante, ela pode ser utilizada para suprir os meses de poucas vendas no início do ano seguinte. Determine qual o perfil e qual a quantidade de clientes que pretende captar/cadastrar. Defina qual deve ser o valor médio de compra esperado por cliente. Decida quanto investirá em aquisição de novos produtos, em divulgação/promoção e na contratação de colaboradores temporários;

Prepare compras e reposição de estoques – pense nos produtos a comprar com base na meta de vendas, capital de giro disponível e histórico de vendas. Conheça a reputação de novos fornecedores, qual é a política de preço, prazos, lote mínimo, forma e prazos de entrega. Verifique se há espaço na loja para guardar os produtos em estoque ou se será necessário espaço extra. Defina qual o estoque mínimo e máximo de cada produto que pretende comprar (errar aqui faz perder clientes e/ou dinheiro);

Crie promoções e descontos especiais – uma das formas mais simples e eficazes de estimular as vendas é oferecer promoções e descontos especiais para os seus produtos ou serviços. Você pode criar combos, kits, brindes, cupons, frete grátis, parcelamento sem juros, etc. O importante é que as ofertas sejam atrativas e gerem valor para o cliente. Além disso, você pode segmentar as promoções de acordo com o perfil, o comportamento e o histórico de compra dos seus clientes, aumentando as chances de conversão;

Faça ações de visual merchandising – avalie a necessidade de limpeza e/ou reforma da fachada da loja; faça cross-sell (venda adicional de produtos complementares colocados próximos); use etiquetas, sacolas e embalagens personalizadas para presentes (fazendo parte da decoração); pense na atualização da vitrine com a temática natalina e do ano novo; reveja o layout da loja para facilitar o maior fluxo de pessoas, além de reavaliar a disposição dos móveis, iluminação, climatização e produtos a serem destacados; defina e decore a loja dentro do tema natalino com espaços instagramáveis; reveja a setorização, exposição e agrupamento de produtos;

Defina ações de marketing digital – atualize os dias e horários de funcionamento (Instagram, Facebook, Perfil Empresa no Google, etc); elabore um calendário editorial com dicas de presentes, promoções, bastidores, etc; faça parcerias com micro influenciadores locais; atualize as mensagens automáticas (WhatsApp, Direct Instagram, Messenger Facebook); organize os destaques do Instagram de modo a facilitar que o cliente encontre produtos e tenha acesso ao feedback de clientes; contrate fotógrafo e/ou modelo para fazer fotos dos produtos para divulgação; realize parcerias com outras empresas e faça posts colaborativos;

Utilize a tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) – ambas podem lhe ajudar no processo de criação de promoções, conteúdos persuasivos e artes que chamam e prendem a atenção de seus clientes, além auxiliar em diversas outras tarefas, principalmente naqueles momentos em que falta inspiração;

Invista em tráfego pago – caso tenha capital disponível, outra forma de aumentar as vendas é investir em tráfego pago, que podem ser veiculados em redes sociais, buscadores, sites, blogs, etc. Os anúncios online destacam sua empresa da concorrência e permitem que você alcance um público maior e mais qualificado que já está buscando por produtos ou serviços relacionados ao seu negócio. Você pode criar campanhas específicas para este final de ano, com mensagens, imagens e chamadas para ação que despertem o interesse e a curiosidade dos potenciais clientes;

Desenvolva a sua network e seja persuasivo – você não precisa depender 100% do mundo digital, mapeie eventos presenciais, empresas e pessoas estratégicas que tenham sinergia com o seu público-alvo e faça parceria com elas. Mas, para que você tenha sucesso nesta empreitada, lembre-se que a negociação precisa ser ganha-ganha e teu pitch de vendas sobre seu negócio e sobre seus produtos/serviços precisa ser persuasivo;

Recrute, selecione e treine sua equipe – pensando em vagas temporárias, defina para quais funções e a quantidade de vagas, além de definir a forma de contratação e remuneração; defina os requisitos mínimos para o preenchimento das vagas, em especial aspectos comportamentais; para divulgar as vagas, escolha opções como e-mail, site, parceiros, universidades, agências de emprego, jornal, etc; para o processo de seleção de candidatos, utilize opções como currículos, testes, entrevistas, dinâmicas de grupo, etc; tenha uma apresentação da sua empresa, além de ter formalmente todo o seu processo de vendas para treinar os novos colaboradores;

Monitore e avalie os resultados – com base nas metas e indicadores pré-estabelecidos, avalie se os resultados têm sido alcançados e, em caso negativo, refaça a estratégia para tentar contornar os desafios encontrados; identifique quais os pontos positivos e melhores resultados obtidos, pois eles poderão ser utilizados novamente de forma contínua ou esporádica em outras datas comemorativas; em relação às estratégias com resultado abaixo do esperado, identifique o motivo, já que por vezes uma boa estratégia pode precisar de ajustes e não ser descartada logo de cara; registre estas informações, pois elas serão úteis para rever suas estratégias de marketing e vendas, permitindo trabalhar melhor em outras oportunidades.

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