ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP realiza reuniões institucionais de apoio às MPEs

Representantes da Missão Empresarial Summer Fancy Food visitaram a Cornell Tech e o Gabinete de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Nova York
Por Sebrae-SP
ASN SP Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de estabelecer parcerias estratégicas no mercado dos Estados Unidos para apoiar as micro e pequenas empresas, o Sebrae-SP realizou uma série de reuniões institucionais durante a Missão Empresarial Summer Fancy Food Show, em Nova York, realizada de 11 a 18 de junho.

Um dos destaques da agenda foi a visita na Cornell Tech, um campus de tecnologia, negócios, direito e design da Universidade de Cornell localizado na Ilha Roosevelt em Manhattan. A instituição inclui o Instituto Jacobs Technion-Cornell, uma joint venture acadêmica entre Cornell e o Technion – Israel Institute of Technology. O diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, e o gerente regional Vinicius Nóbrega, se reuniram com Fernando Gómez-Baquero, diretor de Programas do Instituto Jacobs – Cornell Technion.

“As reuniões são uma forma de aproximar o Sebrae-SP com instituições que são referências. É uma troca de boas práticas e abertura de possibilidades para que empreendedores do Brasil possam conhecer as tecnologias e que alunos da Cornell Tech possam explorar o mercado e aprender com o Brasil”, destaca Ivan Hussni. Entre os assuntos conversados está a possibilidade de compartilhamento da metodologia utilizada nas healthtechs, que tem uma taxa de sobrevivência de 84% enquanto a taxa geral das empresas nascidas na Cornell Tech é de 70%.

Os representantes do Sebrae-SP também estiveram reunidos com Dilip Chauhan, comissário-adjunto para o Gabinete de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Nova York, para conhecer as políticas públicas locais e facilidades para uma empresa se instalar em Nova York. O Sebrae-SP mostrou os programas voltados para o empreendedorismo feminino, como o Sebrae Delas e 1.000 Mulheres, e colheu informações sobre o programa de Nova York voltado a compras de empresas comandadas pelas minorias.

A expectativa é estruturar um acordo de cooperação técnica para apoiar e orientar empreendedores brasileiros com interesse de se instalar ou acessar o mercado norte-americano e também acolher empreendedores dispostos a investir no Estado de São Paulo.

Relacionamento

Durante o evento, a delegação do Sebrae-SP foi recebida pelo Departamento de Agricultura da Georgia. Sarah Cook, que atua no desenvolvimento de negócios do Estado da Georgia, apontou características das relações internacionais e particularidades das negociações. A delegação brasileira também se reuniu com Mimo Boulefrakh, gerente de Desenvolvimento Internacional da Specialty Food Association, associação responsável pela organização e realização da Summer Fancy Food.

  • Nova York