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Mais orgânicos, preocupação com a saúde e com o meio ambiente, valorização do produtor e produto local e uso intenso de tecnologia. Essas foram tendências para os negócios ligados à alimentação vistas na Gulfood 2022, uma das maiores feiras do mundo do setor. Realizada anualmente em Dubai, nos Emirados Árabes, o evento recebeu em fevereiro um grupo de 17 empresários em uma missão organizada pelo Sebrae-SP. A equipe técnica do Sebrae-SP guiou os empreendedores também em visitas a lojas, restaurantes, supermercados, entre outros estabelecimentos comerciais, e ainda à Expo Dubai, exposição mundial com mais de 190 países representados. Veja a seguir os destaques para o setor de alimentação.

Plant based

Plant based são alimentos produzidos à base de plantas. O uso de proteína de origem vegetal tem aumentado nos últimos anos, atendendo às demandas do mercado. Como exemplo, os cereais estão em alta, assim como o leite à base de grãos e os diferentes substitutos das carnes.

Saudáveis

A alimentação consciente chegou aos momentos de lanche e entretenimento. Como exemplo, existem os snacks saudáveis, que usam beterraba, brócolis, couve-flor na composição. Na Gulfood puderam ser vistos sucos obtidos de processos que mantêm as caraterísticas originais dos vegetais, ou seja, sem conservantes ou com conservantes mais naturais. A preocupação com a saúde chegou à mesa do bar. Os produtos sem álcool ou com baixo teor alcoólico também ganharam terreno.

Glocal

O conceito glocal vem de “pense de forma global, atue de forma local”. Os produtos locais têm sido valorizados, contribuindo para o desenvolvimento regional. Empresas globais precisaram adaptar o que fazem às características locais. Os consumidores prestigiam negócios que mostram a origem de seus produtos e tradições envolvidas.

Orgânicos

Os produtos orgânicos e a respectiva certificação têm conquistado cada vez mais espaço no mercado, incluindo itens in natura e industrializados, feitos com vegetais em processos com uso maior de tecnologia. A origem dos produtos é valorizada pelo consumidor, preocupado com o meio ambiente e com a saúde. A ideia é atender a essa demanda, aproveitando, também, a agricultura familiar. Há a atenção com o bem-estar dos animais, criados de forma livre e mais natural. Como estratégia de mercado, os produtores desse ramo buscam comunicar ao público seu posicionamento; com isso, a categoria dos orgânicos acaba tendo mais evidência do que as marcas isoladamente.

Sustentabilidade

A sustentabilidade se baseia no tripé econômico, ambiental e social. A Gulfood mostrou produtos e iniciativas com esse foco, englobando embalagens recicláveis, da tampa ao rótulo. O destaque é o conceito “zero waste” (desperdício zero, em português). Em Dubai, foi possível observar, por exemplo, uso frequente de talheres de madeira e embalagens produzidas com matérias-primas naturais, como palha, bagaço de cana e outras cascas. Na Expo 2020, uma feira com tamanho equivalente ao território de Mônaco, a produção de lixo foi zero.

Transparência

A funcionalidade dos produtos é mais importante do que a marca na decisão de compra. O rótulo se caracteriza como um agente de informação não só do produto, mas também da proposta de valor. A comunicação de processos, ingredientes e postura na embalagem serve para mostrar ao consumidor que a empresa está conectada com diferentes questões. As redes sociais têm papel cada vez maior também. Qualquer negócio precisa se mostrar e o ambiente online serve a esse propósito.

Tecnologia

A tecnologia está no comando dos processos operacionais e de produção de alimentos mais saudáveis e nutricionalmente seguros. A automatização se tornou imprescindível para o crescimento e ampliação dos negócios. A tecnologia é empregada para melhorar a experiência de consumo. Quanto à comunicação, o TikTok se tornou um grande player de influência no food service e demonstrou sua penetração e importância para essa indústria, com casos de produtos e empresas que viralizaram.

Entretenimento

A Gulfood mostrou ações de entretenimento dentro do food service. Os preparos de alimentos expostos nas gôndolas do mercado agregam uma experiência diferenciada para o consumidor. A disposição e apresentação nas vitrines e nas gôndolas são fundamentais para exaltar a diferenciação dos itens, suas categorias, seu conceito e o posicionamento da marca.

Delivery

O delivery se tornou uma operação dentro da operação com a perspectiva de ser mais rentável. As possibilidades incluem entregas mais rápidas e eficientes, menor precarização da mão de obra, menor impacto ambiental e expansão de modelos de negócios como cloud e dark kitchens. Em Dubai, durante um painel com os principais players do delivery, como o Talabat, empresa do Kwait, foi possível notar o foco em tornar cada vez mais rápidas as entregas: o objetivo é não ultrapassar 15 minutos, e entregas usando veículos próprios como bicicleta, scooter e moto. Na Expo Dubai 2020, a empresa montou dez cozinhas e mostrou o delivery feito por robôs.

Empresários de pequenas indústrias paulistas são recebidos em evento de networking da Câmara de Comércio Árabe, dentro da Gulfood. A ação faz parte da Missão internacional do Sebrae a Dubai, nos Emirados Árabes.
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