ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP e Troposlab aceleram 16 fintechs lideradas por mulheres

Empreendedoras participaram de mentorias, workshops e ações coletivas; ação marcou início de uma comunidade
Por Sebrae-SP
ASN SP Atualização
Compartilhe

Diante de um cenário desafiador e escasso de mulheres na liderança de fintechs, o Sebrae-SP, por meio do Sebrae for Startups, e a consultoria Troposlab aceleraram 16 startups do segmento financeiro com comando feminino e deram início a uma comunidade para troca de experiências e contatos. Entre os negócios acelerados durante o programa WFintech, metade registrou aumento de faturamento em até 25% e a geração de 18 empregos.

De acordo com a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), das 614 fintechs associadas, apenas 19% têm mulheres em cargos de liderança. “Além de contribuir para o desenvolvimento da startup por meio de atividades, o WFintech buscou criar uma comunidade e colocar as empreendedoras em contato com outras mulheres com histórias motivadoras. É uma forma de inspirar e oferecer uma rede apoio”, afirma Martha Lopes, gestora de projetos de inovação financeira no Sebrae For Startups.

Para Natália Gama, fundadora da 5.2.0 Soluções em Crédito, empreender no setor é um desafio por ser um mercado ainda muito dominado por homens e, às vezes, as mulheres sofrem certa descredibilidade. “O programa WFintech foi excelente e nos ajudou muito a identificar falhas que tínhamos para crescer mais, além de nos trazer maior visibilidade para investidores”, afirma.

Como fundadora mulher de uma fintech baseada em blockchain para atender o mercado esportivo, Bruna Botelho, da StadiumGO, lida com três mercados historicamente liderados por homens: financeiro, tecnológico e esportivo. “De 20 reuniões que participo, em 19 delas sou a única mulher na mesa. Eu aprendo muito. Estou sempre me desafiando e em movimento. Faço muitos amigos e parceiros, justamente por esse diferencial. Contudo, exige maior esforço para captação de clientes”, conta.

Sobre o programa de aceleração, Bruna afirma que o WFintech foi um divisor de águas porque foi um processo amigo. “Foi o primeiro processo de aceleração que foi generoso em adaptar seu script e módulos às nossas necessidades atuais como empresa”, diz.

Sobre o programa


O WFintech teve duração de quatro meses e todas as fintechs passaram por um diagnóstico inicial. Em seguida, receberam um plano individual de mentoria, participaram de capacitações coletivas e reuniões de acompanhamento de negócios, além de encontro de networking com mulheres referência do ecossistema.

O programa contou ainda com exercícios destinados a desenvolver o aspecto comportamental das participantes, ações para conectá-las às instituições parceiras do Sebrae e um pacote de vantagens com descontos e acesso a plataformas como Hubspot, AWS e Microsoft for Startups Founders Hub.

Confira as fotos das startups aqui.

:: Fintechs participantes ::

2easy: democratizar o acesso à educação financeira para jovens e adultos por meio de trilhas de aprendizagem individuais ministradas pelo WhatsApp.

40+Mulher: Plataforma de conexão entre empresas e profissionais qualificadas com mais de 40 anos.

5.2.0. Soluções em crédito: faz um estudo sobre a realidade do cliente, bem como sua necessidade ao buscar o crédito, e pontua o cliente as vantagens e desvantagens dos cenários encontrados.

Banco Útil: centraliza e automatiza o pagamento de qualquer tributo, boleto e conta sem a necessidade dos nossos clientes abrirem conta nos bancos tradicionais.

bpspay: Plataforma de unificação de pagamentos, junta todos os boletos em um só.

Brigadeiro Bank: Brigadeiro com Você é a maior brigaderia digital do Brasil e vem desenvolvendo o Brigadeiro Bank, a fintech das confeiteiras.

Celebrar: aumenta a eficiência do mercado de eventos corporativos conectando grandes corporações a uma comunidade de micro fornecedores de eventos por meio de um único cadastro na área de compras.

Chanquini: atua de modo informativo e explicativo, com processos pré-definidos para facilitar a gestão financeira, tornando mais ágil o processo operacional das finanças e de forma estratégica a utilização do fluxo de caixa como base para tomada de decisões.

Condopay: atua com soluções bancárias para condomínios, promovendo ações, soluções e networking que geram negócios entre as pessoas e trazem benefícios coletivos.

DNA Financeiro: plataforma de contabilidade digital que apoia a gestão das micro e pequenas empresas.

E-prepag: Instituição de pagamentos com forte atuação em games. Com a solução, os usuários carregam seu saldo pelo celular, internet ou em um ponto de venda autorizado e usam nas lojas afiliadas, sem precisar de cartão de crédito ou banco.

Fincomp: solução de benefício corporativo de bem-estar financeiro conectando colaboradores com o trainer financeiro da sua escolha.

Gaia Digital Bank: promove a prosperidade financeira feminina por meio da tecnologia e do empreendedorismo conectivo.

ISV – Instituto Sempre Valiosas: oferece treinamento e por meio do suporte e ferramenta prática de finanças pessoais para colaboradoras de empresas, promovendo maior produtividade, engajamento, foco no trabalho e melhora da saúde mental.

StadiumGO: finsportech para resolver o problema de fluxo de caixa e financiamento para os mercados esportivo e de entretenimento por meio de criptoativos e NFTs.

Sua Rua: empresa de ciência de dados que coleta e interpreta informações públicas para facilitar a vida do mercado imobiliário.

-

  • fintech
  • inovação
  • sebrae for startups
  • sebrae-sp
  • startups
  • WFintech