ASN SP
Compartilhe

Clientes de pequenos negócios devem ter gasto médio de R$ 215,99 no Dia das Mães

Pesquisa do Sebrae-SP mostra que 37% desses consumidores pretende investir mais que em 2022; 930 mil empresas devem ser beneficiadas
Por Sebrae-SP
ASN SP
Compartilhe

Quem pretende presentear no próximo Dia das Mães e vai comprar dos pequenos negócios do Estado de São Paulo deve gastar, em média, em média, R$ 215,99 – um valor 6% superior à média informada em 2022, que foi de R$ 203,95. Esse crescimento supera a inflação dos 12 meses anteriores, que foi de 4,65%, segundo o IPCA. Como comparação, entre quem pretende comprar de negócios de grande porte, o valor do tíquete médio é de R$ 299,63 – em 2022, foi de R$ 279,27. É o que mostra pesquisa realizada pelo Sebrae-SP sobre comportamento de compra no Dia das Mães com consumidores paulistas. Foram entrevistados 670 consumidores entre 11 e 14 de abril.

Em média, os clientes dos pequenos negócios pretendem adquirir 2,1 presentes, contra 1,6 na mesma data em 2022. Entre esse público, 37% afirmam que vão gastar mais que no ano anterior. Os principais itens apontados para quem compra dos pequenos são peças de vestuário (49%) e cosméticos (49%).

Em relação ao modo de compra, o “totalmente presencial” é o preferido tanto dos clientes de pequenos negócios (46%) quanto dos grandes (45%). A pesquisa também mostra que o preço é o principal fator que influencia na compra, apontado por 59% dos clientes dos pequenos e 61% dos clientes dos grandes. Já quando se trata de ofertas e promoções, isso influencia muito mais quem compra dos grandes (51%) do que quem compra dos pequenos (36%).

Expectativa positiva
O Dia das Mães é a segunda data comemorativa com o maior número de pequenos negócios beneficiados, atrás apenas das vendas de Natal. De acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae-SP com a Fundação Seade, neste ano as vendas de cerca de 930 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo deverão ser beneficiadas pela data.

Dessas empresas, 43,8% das micro e pequenas empresas (MPEs) e 57,2% dos microempreendedores individuais (MEIs) acreditam que o movimento do Dia das Mães em 2023 será melhor do que no ano passado. Foram ouvidos 1.117 MEIs e 570 MPEs do Estado de São Paulo em abril de 2023.

  • Dia das Mães
  • pequenos negócios
  • pesquisa
  • sebrae-sp
  • vendas