ASN SP
Compartilhe

Veja dicas de como os pequenos negócios podem aproveitar o Carnaval para lucrar mais

Consultora do Sebrae-SP orienta empreendedores sobre formas de alavancar as vendas nesse período
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Carnaval pode ser oportunidade para vender mais (Foto: adobe stock)

O Carnaval, assim como outras datas comemorativas, pode representar uma oportunidade para que pequenos negócios ampliem suas vendas e faturem mais. Os empreendedores devem usar a criatividade para se adaptar e fazer promoções, kits e parcerias que atraiam os foliões que vão aproveitar a data para se divertir nos tradicionais blocos de rua, ou para os que vão desfrutar de dias de descanso e tranquilidade longe das festas e comemorações.

Segundo a consultora de negócios do Sebrae-SP Silmara Regina de Souza, alguns setores podem se beneficiar mais do que outros durante a folia de Carnaval. Os negócios de moda e acessórios, alimentos e bebidas, artesanato, maquiagem e beleza, turismo, hotelaria, limpeza e manutenção, aluguel de espaços, som, estrutura, costureiras, entretenimento, cultura e bares são os que devem ficar atentos para aproveitar a data e lucrar mais.

“Para isso, é essencial que o empreendedor se planeje com antecedência, para o Carnaval e qualquer outra data. A recomendação é fazer um “calendário promocional”, já prevendo as ações que serão feitas ao longo do ano e antecipando todos os recursos que vão precisar ser deslocados para essas ações – humanos ou financeiros”, argumenta.

O planejamento é o ponto chave, segundo Silmara. Ele deve incluir, por exemplo, a previsão de estoque de produtos para atender a demanda extra, decoração e identidade visual da loja física, além de ações para ambientes digitais e uma atenção à qualidade do atendimento. “Tudo isso deve ser programado pensando nas eventuais ações, como kits, combos ou promoções que serão realizados pela empresa”, completa Silmara.

Promoções e parcerias

De acordo com a consultora, é recomendado que os empresários levem em conta que os clientes estão mais propensos a consumir nesta época do ano – e aproveitem esse momento para promover os produtos, fazer combos, campanhas e ir além das redes sociais, sempre atentos às tendências.

“Dependendo do negócio, o empreendedor pode aproveitar a rede de clientes que ele já tem no WhatsApp, promover ações de marketing se necessário em rádios e materiais impressos e até ampliar pontos de vendas”, afirma. “Mas é essencial que isso tudo seja feito com antecedência e de forma planejada, para que não gere impactos negativos no financeiro da empresa, por exemplo.”

É essencial, ainda, que o negócio esteja sempre atento às tendências de mercado e das redes sociais para sair na vanguarda com seu produto. Um exemplo são as roupas ou fantasias que vão estar em alta, assim como acessórios, estilos de maquiagem e artesanato que podem fazer sucesso durante o Carnaval.

Outra forma de alavancar as vendas é promover parcerias, conforme Silmara. Dependendo do tipo de negócio, é possível combinar a oferta de um produto com um serviço. “Por exemplo, uma loja de roupas faz parceria com uma costureira para customização das peças. Ou com algum salão de beleza para fazer maquiagem, cabelo… Existem várias possibilidades”, diz.

Os empreendedores que precisarem de apoio na organização do negócio, consultorias ou para ampliar as vendas em datas comemorativas, podem procurar o Sebrae-SP por meio de um dos escritórios regionais ou unidade Sebrae Aqui. Confira os endereços para atendimento na região de Piracicaba: https://agenda.sebraesp.com.br/piracicaba/fale-com-o-sebrae.

  • Carnaval
  • empreendedorismo
  • sebrae-sp