Microempreendedores Individuais (MEIs), artesãos e agricultores familiares de todo o Estado de São Paulo estão oferecendo seus produtos em um grande shopping colaborativo na Feira do Empreendedor 2023, evento promovido pelo Sebrae-SP entre os dias 16 e 19 de outubro, no SP Expo, na capital paulista. Nos dois primeiros dias, segunda (16) e terça (17), expositores e expositoras já negociaram mais de R$ 80 mil. A expectativa é alcançar R$ 120 mil em vendas durante todo o evento.
O “Shopping Compre do Pequeno” disponibiliza nichos localizados em estandes regionais com o objetivo de gerar oportunidades, qualificação e fortalecimento das práticas produtivas regionais. “O espaço existe justamente para esses pequenos empresários e empresárias testarem seus produtos e adquirirem experiência em feiras e eventos. Temos exemplos de negócios que expuseram conosco em 2022 e, neste ano, estão em espaços individuais maiores. É muito gratificante ver essa evolução dos nossos clientes”, destaca a analista e gestora de projetos do Sebrae-SP, Joyce Santos.
Mãe, mulher e da periferia de SP, da comunidade do Heliópolis, a empreendedora Daiane Pereira, da Ponto Fino, trabalha com produtos sustentáveis dando vida nova às sobras de grandes montadoras automotivas que seriam incineradas, como as capas de bancos que se transformam em bolsas únicas e resistentes. “Já vendi, distribuí muitos cartões e fiz diversos contatos. Os clientes me procuram no pós-feira para adquirir os produtos e estou feliz com esse relacionamento, pois é muito importante para o meu negócio”.
Quem também já fez muito relacionamento na FE23 é a empreendedora Claudete Gonçalo, da Clau’s Dorcas, de Guarulhos. Ela explica que começou a empreender com mesa posta, mas após a pandemia expandiu para os reciclados afro por ideia da filha. “Faço produtos com caixas de leite e mdf com revestimento em tecido e reaproveito arames para turbantes e tiaras. Meu trabalho cresceu muito por meio do Sebrae-SP, pois fiz cursos de divulgação e exposição de vitrines”, explica a empreendedora. “Aqui na Feira já fiz muitos contatos e relacionamentos, tanto que recebi convite para participar de outros eventos e até mesmo parcerias com outras empresas”, comemora.
De Mococa para São Paulo, o empreendedor Agnaldo Balestri, da Inovart, traz a vocação da cidade em produtos personalizados como canecas, xícaras e squeezes com o objetivo de promover o município. “Queremos que cada vez mais pessoas conheçam Mococa, seus pontos históricos, religiosos e os nossos produtos locais. Nossa participação na FE23 está sendo fantástica por toda a experiência e aprendizados. É uma lição para nós participarmos de uma feira de porte nacional, pois enriquece muito o nosso trabalho. Temos muito ainda para crescer, mas estamos no caminho certo e com parceiro ideal ao nosso lado, que é o Sebrae, que nos proporciona oportunidades como essas”, afirma.
Técnica artesanal produzida com palha de milho, o trançado estrela também tem o seu espaço na FE23. A empresa de Olímpia “Coisas da Vovó”, da empreendedora Amanda Basso, traz luz a essa herança dos índios que viveram na região. Além das estrelas, agrega valor com o artesanato em porta-guardanapos, moringas, bonecos, chaveiros, colares e pingentes. “Essa experiência na Feira está sendo incrível! Fizemos muitos contatos e relacionamentos. Nossa expectativa é voltar para casa com a mala vazia”, comenta.
O “Shopping Compre do Pequeno” terá 440 expositores e expositoras durante os quatro dias de evento. A FE23 acontece até quinta-feira (19), das 10h às 20h, no SP Expo, na capital paulista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site fe23.sebraesp.com.br.
SERVIÇO
Data: 16 a 19 de outubro, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo
Informações e inscrições: fe23.sebraesp.com.br
Entrada gratuita
Veja o teaser da FE23
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MXo1h-mh1sE
Instagram: https://www.instagram.com/p/Cwxc7xgIVtE/
Fotos da FE23: https://www.flickr.com/photos/sebraesp/albums/72177720311961500