ASN SP
Compartilhe

Shopping Compre do Pequeno conecta empreendedoras da Região Metropolitana de Sorocaba e inspira histórias na FE25

Espaço do Sebrae-SP valoriza o trabalho de microempreendedoras individuais e mostra o poder das redes colaborativas
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Durante a Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida pelo Sebrae-SP, o espaço Shopping Compre do Pequeno voltou a emocionar e inspirar o público com histórias de quem transforma talento em oportunidade e propósito em negócio. O ambiente, dedicado exclusivamente a microempreendedores individuais (MEIs), reuniu marcas de todo o Estado em um modelo de loja colaborativa que estimula conexões, aprendizado e crescimento coletivo.

Mais do que um espaço de vendas, o Shopping Compre do Pequeno é um ponto de encontro entre trajetórias empreendedoras, inovação e colaboração. Para participar, as empreendedoras passaram por um edital aberto pelo Sebrae-SP, que selecionou negócios de diversas regionais, entre elas, a de Sorocaba, que levou à feira representantes da Região Metropolitana, incluindo as cidades de Sorocaba, Salto de Pirapora e Votorantim.

Segundo Karen Juliana Alves Ajala, analista de negócios do Sebrae-SP, a proposta do espaço vai muito além da vitrine. “O Sebrae abriu um edital para que empreendedoras de todas as regiões pudessem vir expor, vender e, principalmente, fazer networking. Não é só sobre a venda, mas sobre criar conexões, conhecer parceiros e ampliar horizontes. O Compre do Pequeno nasceu, lá em 2020, para apoiar os pequenos negócios em um momento difícil, e hoje segue com esse mesmo propósito: fortalecer o MEI e abrir caminhos para o crescimento”, explica.

Entre as participantes da regional, Lucimara Feliciano Aparecida da Rocha, de Sorocaba, levou para o evento sua marca Box das Pretas, com uma coleção vibrante de moda afro feminina e masculina, repleta de significados e representatividade. Em seu estande, os tecidos coloridos e os acessórios, como turbantes, colares e pulseiras, refletem não apenas estilo, mas também identidade e ancestralidade.

Lucimara Feliciano Aparecida da Rocha (Foto: Sebrae-SP)

Para Lucimara, participar novamente da feira é reafirmar o poder da coletividade. “Estar aqui é uma alegria imensa. A gente aprende, se conecta e cresce junto. A loja colaborativa é isso: um cuida do outro. Enquanto estou aproveitando o evento, outra pessoa está cuidando do nosso espaço. Esse trabalho em rede é o que mais me encanta, ninguém aqui está sozinho”, conta.

Depois de participar da feira em 2024, Lucimara retornou em 2025 com ainda mais entusiasmo e confiança no próprio negócio. Para ela, a experiência reforça o quanto o Sebrae está presente na jornada de quem decide empreender. “Essa oportunidade do Sebrae de trazer nós, que somos MEIs, é muito produtiva. Eles acreditam no nosso crescimento e criam espaços como esse para que a gente possa ir além”, destaca.

Quem também viveu a emoção de estar na Feira do Empreendedor pela primeira vez foi Judite Maria do Vale, artesã de Salto de Pirapora e criadora da marca Borboleta Bambu, que encantou os visitantes com a delicadeza de suas kokedamas, uma arte japonesa que transforma plantas em verdadeiras esculturas naturais.

Judite Maria do Vale (Foto: Sebrae-SP)

“Estou achando maravilhoso, porque é uma exposição muito grande do nosso trabalho. Aqui passam pessoas de várias cidades, cidades que às vezes a gente nem conhece, de São Paulo. Então, o espaço de visibilidade é maravilhoso. Eu estou muito feliz”, conta Judite, que também ministra oficinas e participa de eventos promovidos pelo Sebrae na região.

Para a empreendedora, estar no Shopping Compre do Pequeno é mais do que vender: é expandir a rede de contatos e abrir portas para o futuro. “A gente vem para conhecer, trocar e fazer negócios que permaneçam depois da feira. Essa é a nossa expectativa”, afirma.

O espaço Shopping Compre do Pequeno é uma das ações mais simbólicas da Feira do Empreendedor. Criado para valorizar o trabalho de quem empreende em pequena escala, o ambiente promove visibilidade, gera faturamento e fortalece o ecossistema local de negócios. Em 2025, empreendedores de diferentes regiões do Estado se reuniram para mostrar que, quando o pequeno cresce, toda a comunidade cresce junto.

“A cada edição, a gente vê o brilho nos olhos de quem está começando e acredita no próprio negócio. Esse é o impacto que o Compre do Pequeno traz, ele transforma a feira em um espaço de troca e inspiração”, reforça Karen Ajala.

-

  • FE25
  • sebrae-sp
  • Shopping Compre do Pequeno