
A programação da Semana do MEI do Escritório Regional do Sebrae-SP no centro da capital paulista (ER Capital Centro) vai contar com duas palestras exclusivas para empreendedores e empreendedoras afrodescendentes, além de uma agenda com cursos, atendimentos e prestação de serviços com participação de parceiros para o público em geral.
Uma das palestras voltadas às pessoas afro tem como tema inteligência emocional. O participante vai aprender a desenvolver habilidades para lidar com os desafios do empreendedorismo dentro de um contexto específico para quem é negro. O evento será realizado no dia 26, das 9h às 11h.
A outra palestra será sobre marketing digital para as pessoas desse perfil fortalecerem suas marcas, atraírem clientes e venderem mais. Também vai ocorrer no dia 26, mas das 14h às 16h. Ambas as atrações são gratuitas, basta o interessado se inscrever e garantir a vaga.
A programação da Semana do MEI do ER Centro vai de 26 a 30 de maio, das 9h às 17h.
O Microempreendedor Individual (MEI) que for ao ER vai ter a oportunidade de receber orientações do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sobre o processo de registro de marca. O interessado vai ser atendido individualmente para conhecer o passo a passo de como realizá-lo, fazer a busca no sistema e-Marcas e saber quais os tipos de marcas existentes. O INPI não fará o registro, mas dará todos os detalhes sobre o processo.
Outro parceiro que estará na Semana do MEI no ER Centro é o Banco do Povo. O público terá orientações sobre acesso a crédito, voltadas para quem deseja investir no negócio, bem como será informado sobre a documentação necessária, certidões exigidas e o fluxo para solicitação e análise do crédito.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) estará disponível para orientar a respeito de parcelamento de dívidas, além de esclarecer dúvidas relacionadas a ICMS e IPVA.
A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) será responsável por dar instruções ligadas à dívida ativa do MEI. Caso o empreendedor tenha algum débito inscrito, poderá receber informações sobre os critérios e possibilidades de parcelamento. Os atendimentos da PGFN ocorrerão nos dias 27 e 28, das 13h às 16h.
Já a AdeSampa vai centrar seus serviços na entrega da declaração anual de faturamento do MEI, cujo prazo acaba em 31 de maio. Analistas vão auxiliar empreendedores que precisarem atualizar o cadastro, incluir novas atividades ou parcelar débitos do Simples Nacional.
A programação da Semana do MEI do ER Capital Centro está em https://agenda.sebraesp.com.br/capitalcentro.
O ER Capital Centro fica na Rua 24 de Maio, 32 – República.
Outras informações pelo WhatsApp: 11 99201-5879.
No Estado
Em todo o Estado de São Paulo, a Semana do MEI terá ações online e presenciais de 26 de maio a 1º de junho. Durante o período haverá também atendimento do Sebrae Móvel, a van itinerante do Sebrae-SP. A Caravana do Sebrae Móvel na Semana do MEI terá 51 ações em 34 cidades de todo o Estado. Destaca-se a presença em 14 cidades que ainda não têm unidades do Sebrae-SP.
Na capital haverá ainda uma programação especial nas estações de metrô Barra Funda, Brás, Luz, Itaquera, Jabaquara, Tatuapé, Santana, Sé, Vila Prudente e Vergueiro. Em cada uma delas, a equipe do Sebrae-SP estará posicionada em local estratégico realizando atendimento gratuito.
A programação completa com todas as atividades no Estado pode ser consultada na página da Semana do MEI pelo https://contato.sebraesp.com.br/semanadomei/.
