Iniciativa liderada pelo Sebrae Nacional, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC), o III Diálogo sobre Pequenos Negócios e Empreendedorismo aconteceu nesta sexta (12), em São Paulo. A ação tem como objetivo consolidar os próximos passos da CPLP no apoio às micro, pequenas e médias empresas em seus respectivos países.
O Sebrae-SP foi o anfitrião do encontro e levou a comitiva da CPLP na parte da manhã em visita técnica ao Parque Tecnológico de São Caetano do Sul. Durante a tarde, gestores de projetos do Sebrae-SP apresentaram, em linhas gerais, alguns trabalhos da instituição, como capacitações em diversas frentes; iniciativas voltadas a inclusão produtiva; programas de fomento ao desenvolvimento da população em situação de vulnerabilidade; empreendedorismo feminino, como o movimento Sebrae Delas; cultura empreendedora para crianças, jovens e adultos; Faculdade Sebrae; além do atendimento em 96% do estado por meio das unidades do Sebrae Aqui.
“Para nós é realmente importante conhecer um pouco sobre o funcionamento do sistema Sebrae. Vimos que tem um forte potencial aqui em São Paulo na questão ligada ao empreendedorismo e a educação empreendedora. Foi muito importante para os diferentes países da CPLP presentes conhecer in loco esses programas que estão sendo desenvolvidos aqui no Brasil, sobretudo em São Paulo”, destaca o diretor de empreendedorismo e chefe da comitiva do CPLP, Admilton Quaresma D’Alva Teixeira, de São Tomé e Príncipe.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por nove Estados-Membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Para o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o dia foi muito especial, uma vez que os laços culturais históricos que unem os países de língua portuguesa oferecem muitas oportunidades de desenvolvimento e colaboração mútua.
“Temos a oportunidade de aprender e poder oferecer nossos serviços e fazer com que os nossos empreendedores consigam conquistar esses mercados e os de lá vender também no Brasil. O princípio da reciprocidade entre países é muito importante e a língua facilita bastante. A gente espera que essa cooperação seja uma grande oportunidade para São Paulo”.
Além de Admilton Quaresma, participaram pela CPLP o administrador do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Bráulio César Monteiro, de Angola; o diretor geral Adilson Lima da Rosa Gomes, de Cabo Verde; a Colaboradora do Estado Proempresa, Benilde Pereira Carvalhal, de Cabo Verde; o Chefe de Repartição de Estudos Setoriais da Direção Geral da Economia, Mário Sanca, de Guiné-Bissau; o Diretor de Serviços Centrais de Estudos, Planificação e Cooperação e Instituto para Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), Siro Álvaro Mário Mahoche, de Moçambique; o Diretor Nacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, Reinaldo Borges, do Timor Leste; e o representante de Assuntos do Comércio e Indústria, Nuno do Rosário Trindade, do Timor Leste.
Pelo Sebrae Nacional, participaram do III Diálogo as analistas Larissa Gontijo de Souza Guimarães, Sheila Maria Batista Alves e Lilian Callafange. Já pelo Sebrae-SP, além do diretor Nelson Hervey Costa, o diretor de Administração e Finanças Reinaldo Pedro Corrêa também esteve presente. Participaram ainda pelo Sebrae-SP as(os) analistas, consultoras(es), assessora e gerentes: Carla Branco, Nourival Pantano Junior, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, Sophia Cavalcanti, Janaina Costa, Raíssa Kill, Fernanda Prada, Ana Maria Brasilio, Joyce Silva e André Leonardo.
Confira as fotos do encontro no Flickr do Sebrae-SP clicando aqui