A cultura empreendedora é um dos temas mais frequentes no universo do Sebrae-SP, afinal, empreender é possível não apenas no próprio negócio, mas onde o profissional estiver. E com o objetivo de estimular o comportamento empreendedor, bem como de exercitar técnicas de venda e promover networking, o Sebrae-SP realizou, nesta terça-feira (1º), o primeiro Conecta MEI, em São Carlos. O evento reuniu mais de 30 pessoas, entre empreendedores, empresários e quem ainda não tem um negócio formalizado.
A atividade começou com uma breve apresentação realizada por um consultor do Sebrae-SP e foi seguida pelo pitch dos presentes, que além de treinar sobre a apresentação de seus negócios, ainda puderam apresentar seus produtos.
“Comecei a empreender com muita dificuldade, não só por questões emocionais, mas também financeiras. Todo mês precisava pegar dinheiro emprestado com o meu pai, até que resolvi buscar conhecimento e me aproximei do Sebrae. Hoje, com grande alegria conto que pelo terceiro mês seguido faço compras para o meu negócio sem pedir dinheiro emprestado. E além de vender vinhos nacionais, agora passei a vender vinhos importados”, celebrou, emocionada, a empreendedora Bruna Cristina Vasconcelos.
Com ela, muitos também se emocionaram e partilharam suas trajetórias no empreendedorismo. “Comecei a fazer cursos aqui em 1997, mas deixei de frequentar o Sebrae durante alguns anos e senti muita falta desses ensinamentos, por isso decidi voltar. Fiz o curso Descomplique, depois soube do Empretec e agora quero me manter cada vez mais próximo do Sebrae, para que eu possa me reciclar sempre”, relatou o empresário Gustavo Basile Sikora.
No ramo do mercado pet há mais de 25 anos, Sikora contou que muitas das iniciativas digitais de sua empresa foram decorrentes desses aprendizados. “Fiz um curso online do Sebrae e coloquei minha empresa no Google. Meu marketing estava meio desatualizado em embalagens e consegui atualizar com apoio do Sebrae. Esses cursos ajudam demais e muitos deles são gratuitos”, ressaltou.
O Conecta MEI reuniu empreendedores de diversos segmentos, criando uma oportunidade de networking e ampliando o conhecimento sobre tudo o que é produzido na cidade. A atividade também atraiu os interessados em abrir um negócio.
“Adorei o evento! O conteúdo apresentado expandiu minha visão, me deixou mais confiante e ainda mais motivada a abrir nossa pizzaria. Faz um ano que meu marido e eu estamos nos preparando para esse momento, planejando, fazendo cursos no Sebrae e tenho gostado muito. Se depender do meu marido, inclusive, vamos abrir a pizzaria ainda neste ano”, afirmou Elaine de Fátima Cardoso Natal.
Interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Sebrae-SP podem acessar o site agenda.sebraesp.com.br/saocarlos ou então entrar em contato com o Escritório Regional pelo telefone (16) 3362-1820. Além dos cursos e iniciativas como o Conecta MEI, o Escritório Regional atende empreendedores, micro e pequenas empresas e quem está pensando em abrir uma MEI. Para fazer o agendamento, é só entrar em contato pelo telefone acima ou pelo WhatsApp (16) 99186-7879. O atendimento é gratuito.