
Mais de 300 pessoas entre autoridades públicas e gestores de educação municipais estiveram presentes no 2º Encontro de Prefeitos e Secretários de Redes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, promovido pelo Sebrae-SP na última quinta-feira (5), no teatro da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). O evento teve como objetivo apresentar resultados e provocar reflexão sobre como a educação empreendedora pode contribuir para o desenvolvimento dos municípios paulistas.

O evento promoveu uma ampla discussão entre gestores públicos e especialistas em cultura empreendedora do Sebrae-SP e do mercado, com atividades, painéis e debates. Casos de sucesso e exemplos de boas práticas foram apresentados a fim de inspirar as lideranças e impulsionar ações concretas, inovadoras e transformadoras que fortaleçam a economia local e reduzam a desigualdade em todo o território paulista.
Entre o conteúdo apresentado, a poetisa e filósofa Viviane Mosé palestrou sobre educação, sentido público e liderança, visando formar pessoas para um futuro com propósito. Já a acadêmica, professora, administradora e economista Cláudia Costin, moderou os painéis que tinham como foco a educação empreendedora, como o de política pública local, com planejamento, intencionalidade e impacto; e o de liderança com propósito: governança, ética e responsabilidade na educação pública.

Para o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o investimento em cultura empreendedora é uma forma de transformar a sociedade. “Estamos muito felizes em promover esse 2º Encontro para discutir a educação e cultura empreendedora com várias prefeitas, prefeitos, secretárias e secretários municipais. Essa parceria que o Sebrae faz é muito estratégica e importante. Celebramos também uma parceria com a rede estadual de educação. A gente fica muito feliz em mostrar esse lado do Sebrae que é trabalhar com as crianças e adolescentes a importância da cultura e educação empreendedora. Pensar no futuro e levar essas habilidades para eles é uma forma também da gente impactar a sociedade. A gente fica muito feliz de poder ter uma agenda em parceria. A melhor política pública tem parceria: são as prefeituras municipais e o Sebrae-SP ajudando a transformar e ser parceiro na educação empreendedora dos municípios paulistas.”

O Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, destacou a importância da educação empreendedora no estado e enalteceu o crescimento do programa JEPP. “Este é um evento muito importante para a educação empreendedora do estado de São Paulo, renovando parceiras com os municípios, debatendo conteúdo, construindo caminhos em conjunto com as redes municipais de ensino nesse grande programa que é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que já tem mais de três milhões de alunos na rede pública municipal, com grandes parceiros em todo o estado. A gente vem aqui construir em conjunto a educação empreendedora.”
O deputado estadual Itamar Borges também esteve presente no evento. Ele recordou como tornou a disciplina de empreendedorismo obrigatória na rede municipal em sua gestão como prefeito de Santa Fé do Sul e enfatizou que o município só recebeu o título de “Melhor Educação Pública do Brasil” com base na avaliação do IDEB 2008 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) por conta do programa JEPP.

“Sou testemunha do impacto que foi no município. Atribuo esse resultado ao programa de educação empreendedora do Sebrae-SP, por ter inserido na rede municipal a disciplina de empreendedorismo que passou a fazer parte da grade e fez a diferença. Uma coisa que fortalece o aprendizado do aluno é a presença da família ao lado dele. E a educação empreendedora traz a família para dentro da escola, leva a escola para dentro de casa e faz a diferença”, declara Borges.

Secretário Adjunto de Educação do município de São Paulo, Samuel Ralize enalteceu as parcerias com o Sebrae-SP, como o Empreenda Fácil, que reduziu o tempo médio de abertura de empresas de baixo risco de 120 para apenas um dia. Destacou também a parceria já formada na educação para o Sebrae-SP capacitar os empreendedores que comercializam uniformes e materiais escolares. “O Sebrae está conosco na Secretaria Municipal de Educação oferecendo qualificação para que os lojistas façam sua gestão, seu planejamento e possam comercializar de maneira melhor, mais organizada, potencializando suas vendas, com mais eficiência e qualidade”.
O gerente da unidade de cultura empreendedora do Sebrae-SP e dirigente institucional da Faculdade Sebrae, Paulo Marcelo Ribeiro, destacou a importância do encontro para o Sebrae para que haja uma mobilização para promover a educação empreendedora em todo o estado. “Por meio dos nossos programas, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, queremos capacitar os jovens dentro do empreendedorismo como um projeto de vida, incentivando que as pessoas se tornem protagonistas do seu processo de aprendizado e que possam levar isso para a sociedade. Esse encontro de hoje é muito importante para que a gente possa mobilizar prefeitos e secretários de educação para implementar o programa em todo o estado de São Paulo”, conclui.
