Na segunda-feira, 14 de outubro, o Sebrae-SP concluiu a Feira do Empreendedor 2024 (FE24), realizada há 12 anos com o intuito de fortalecer o empreendedorismo no país. Cerca de 200 munícipes da região de Guarulhos que participaram como visitantes foram em ônibus e microônibus oferecidos gratuitamente pela entidade. A FE24 durou quatro dias e aconteceu no São Paulo Expo.
A experiência trouxe sensações e emoções diferentes para cada um deles. Afinal, assim como os expositores da Feira, muitos deles também são empreendedores. Daniela Jayme, arquiteta e artesã, contou que é especialista em peças de concreto, velas e terrários, mas se sente uma aprendiz ao manusear as câmeras para aparecer nas redes sociais do seu negócio. Por isso, ela decidiu ir ao evento. “Preciso melhorar minha comunicação se quero divulgar melhor o meu empreendimento e crescer profissionalmente. Na Feira, pude expandir os meus horizontes sobre o assunto e entender melhor como fazer isso”, relatou.
Já Nelson Júnior, proprietário de uma loja de jogos de tabuleiro, cartas e dominós sustentáveis e inclusivos para pessoas com e sem deficiência, foi à FE24 em busca de soluções acessíveis para todos. Pautados na economia circular e no upcycling, os jogos desenvolvidos na empresa de Nelson são confeccionados com uniformes descartados e resíduos têxteis, além de serem produzidos por cooperativas, rede de artesãos e ONGs, gerando emprego e renda. “Vi muitos negócios interessantes na Feira e peguei alguns contatos. Quem sabe consigo fechar parcerias”, disse.
Dono de uma empresa de máquinas operatrizes, Ramon Rodrigues foi ao evento atrás uma das características mais valorizadas hoje em dia: inovação. Ele participou de outras edições e desta vez quis acompanhar palestras sobre gestão, marketing e vendas. “Faço controle de clientes via Excel e pretendo gerenciar e organizar melhor os meus clientes. A Feira abre muito a mente para quem procura atualizações como eu”, contou.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP Sérgio Gromik, retornos positivos como esses mostram como é importante o Sebrae-SP subsidiar o transporte até a Feira. “Isso possibilita a milhares de pessoas que buscam no empreendedorismo sua realização e sustento a chance de expandirem seus negócios e conhecerem as novidades do mercado”, afirmou. Ao todo, 11 ônibus e micro-ônibus saíram de Atibaia, Arujá, Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e Santa Isabel rumo ao São Paulo Expo entre 11 e 14 de outubro.
-
Assista ao vídeo da Participação do escritório do Sebrae-SP em Guarulhos na FE24