ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP participa de feira de jovens empreendedores em escola de Pirangi

Encontro será realizado pelo Sebrae-SP em Registro no dia 27 de novembro; inscrições são gratuitas
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

No último dia 3 de novembro, 117 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, em Pirangi, realizaram a Feira do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), do Sebrae-SP.

A feira apresentou os resultados das atividades desenvolvidas pelos alunos, que criaram brinquedos ecológicos como prática do conteúdo estudado no Programa. Pais, familiares e a comunidade escolar puderam prestigiar a mostra realizada pelos alunos, que teve como objetivo desenvolver a criatividade, a responsabilidade ambiental e o espírito empreendedor nas crianças.

O evento contou com a presença do prefeito de Pirangi, Vanderlei Robson de Oliveira; da diretora municipal de Educação, Sueli Aparecida Salla Vidotti; da diretora da escola, Isabel Cristina Gomes Godoy; e da coordenadora do JEPP na escola, Selenita Rissi Vieira.

Para Selenita, o JEPP gera impactos que vão além da sala de aula: “Além de trabalhar conceitos de empreendedorismo, o JEPP contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, como responsabilidade, planejamento e tomada de decisões. Os alunos são incentivados a transformar ideias em ações, entendendo que o sucesso depende do esforço, da persistência e da cooperação”, explica a coordenadora.

O gerente regional do Sebrae-SP em Barretos, Rafael Matos do Carmo, destaca que o JEPP transforma os alunos e a comunidade escolar: “Aqui em Barretos e em toda a nossa região, temos visto o quanto a educação empreendedora transforma as escolas e contagia as famílias. Quando uma criança aprende a pensar soluções, a trabalhar em equipe e a acreditar no próprio potencial, ela leva isso para toda a vida.”

JEPP

O JEPP é um Programa oferecido pelo Sebrae-SP, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de fomentar a educação e a cultura empreendedora. A proposta é apresentar práticas de aprendizagem que considerem a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.

Em cada ano do Ensino Fundamental é abordado um tema diferente: Descobertas empreendedoras no Jardim Sensorial, com o 1º ano; Descobrindo alimentos e temperos naturais, com o 2º ano; Brinquedos ecológicos, com o 3º ano; Produções culturais criativas, com o 4º ano; e Sabores e cores regionais, com o 5º ano.

Para os mais velhos, as atividades envolvem papelaria, artesanato e sustentabilidade. Ecopapelaria, com o 6º ano; Artesanato sustentável, com o 7º ano; Empreendedorismo social, com o 8º ano e Novas ideias, grandes negócios, com o 9º ano.

As unidades escolares privadas ou públicas interessados em participar de edições futuras do JEPP podem entrar em contato com o Escritório Regional do Sebrae-SP em Barretos pelo telefone: (17) 3321-6470.

  • Barretos
  • Jepp
  • sebrae-sp