ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP leva mais de 400 pessoas do Vale do Paraíba e Litoral Norte para a Feira do Empreendedor 2025

Foram treze caravanas da região em visita durante os quatro dias de evento em São Paulo
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A Feira do Empreendedor 2025 (FE25) recebeu, ao longo dos quatro dias de evento, no SP Expo, zona sul da capital paulista, mais de 400 pessoas do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O Sebrae-SP organizou mais de 13 missões empresariais, dos municípios de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé, além do Litoral Norte, para participarem do evento, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de outubro. A feira contou com mais de 100 mil visitantes durante os quatro dias e cerca de mil expositores.

Com o conceito “Inteligência Empreendedora”, o evento teve o objetivo de fomentar o empreendedorismo com foco na geração de negócios, networking e divulgação de produtos e serviços, além de apresentar tendências, oportunidades, tecnologia e histórias inspiradoras.

“O evento é muito grande, tem muita oportunidade de negócio, tem muita ideia, tem muito município representado, tem muita exposição, é um ambiente ideal para você que quer buscar inspiração para abertura de um negócio, inspiração para uma mudança de vida. Para você que precisa de ideias, de orientação, está atrás de conteúdos, tem na Feira com abundância”, afirma o gerente regional do Sebrae-SP Paulo Cereda.

Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP

Visando fomentar a cultura empreendedora no país, o evento reuniu expositores de diversos setores (artesanato, moda, doces, bebidas, presentes, comidinhas), estandes de parceiros públicos (prefeituras, agências de fomento econômico) e privados (fintechs, software services), ao lado de conteúdos exclusivos com especialistas do mercado e consultoria do Sebrae em espaços temáticos (crédito, tecnologia, gestão financeira, marketing, soluções digitais).

“A Feira do Empreendedor 2025 traz muito forte a temática da inteligência artificial, sendo o que temos de maior demanda dentro do Sebrae. Apresenta ao visitante como usar a IA como ferramenta dentro do seu negócio. Além disso, temos espaço de expositores, franquias para quem está buscando empreender, validar sua ideia de negócio, consultorias de todas as frentes: jurídico, marketing, finanças. Outro destaque são as Startups, as mentorias, ensinando a captar recurso enfim tem a área de serviços financeiros, que pra quem quer buscar linhas de crédito, empréstimo, financiamento. A Feira é uma verdadeira riqueza de conteúdo e informação”, destaca Tatiana Amorim, analista de negócios do Sebrae-SP.

Conhecimento em inteligência artificial e redes sociais

Nas caravanas do Sebrae-SP, a busca por conhecimento em redes sociais e inteligência artificial foram um dos objetivos mais citados. Para a empreendedora Luciana Venâncio, proprietária da empresa Noiva Virtuosa Chá de Lingerie, que há 13 anos começou sua empresa, a feira traz uma oportunidade de buscar inovações em gestão de negócios e marketing digital. “Eu empreendo há treze anos e agradeço muito essa oportunidade que o Sebrae nos dá, para a gente que empreende e hoje estou aqui para aprender sobre inovação, gestão e fortalecer as conexões para o crescimento do meu negócio. Vim buscar informações sobre o marketing digital, que hoje é um super desafio em tudo. O Sebrae faz parte da minha trajetória desde quando eu comecei a empreender, o Sebrae faz parte de todo o meu negócio e sempre tem o melhor para oferecer para a gente que empreende”, conta.

A empreendedora Patrícia Tamiris, cliente do Sebrae desde 2010, sempre buscou conhecimento e apoio. Hoje, ela atua pelo Sebrae levando desenvolvimento para outras empresas por meio do programa ALI, sendo Co-fundadora de um projeto social chamado Guerreiras Empreendedoras. Ela destaca que “a feira estava totalmente imersiva trazendo vivências presenciais de forma incrível mostrando o quanto é importante olharmos para o negócio, mas também olharmos para o mundo sair da bolha e buscar inspiração motivação aprendizado e desenvolvimento para um futuro melhor tanto nosso quanto profissional quanto para as empresas de modo geral. Um evento que é imprescindível para a vida de qualquer empreendedor e para todos aqueles que lidam com o empreendedorismo de alguma forma além de mostrar a força do pequeno negócio mostra também o quanto é importante reconhecermos e valorizarmos todos os pequenos negócios ao nosso redor”.

“As minhas expectativas são de um empreendedor e estar dentro de uma feira como essa foi encantador porque fizemos muitas conexões, vemos formatos e modelos de empreendimentos, inovações, networking, então estou muito feliz em fazer parte disso tudo e as minhas expectativas são as melhores”, conta Moisés Bandeira – fundador da Desenvolvedora O Mercado do Amanhã, empresa de empreendedorismo social.

Para a nutricionista Thalita Gonçalves, CEO e fundadora do Café Nosso Grão, a visibilidade é o foco. “Desenvolvi o primeiro café naturalmente enriquecido do Brasil. Já sou fã do Sebrae há muito tempo, mas hoje vindo como expositora, parceria do Sebrae e Apex, a expectativa é gigante. Visibilidade, acho que é o foco, uma vitrine para meu produto, o apoio do Sebrae ao empreendedor, de projetar o negócio para potenciais clientes, parceiros, investidores, realmente é o que facilita muito a nossa jornada e eu agradeço novamente a oportunidade”.

No segmento das Startups, o CEO da Superclient, empresa de tecnologia, Eduardo Destaole destacou que participa da feira pelo segundo ano consecutivo. “Tivemos a honra de estar dentro da Arena de Inteligência Artificial, apresentando nossos agentes de IA e toda a experiência que acumulamos em mais de uma década com automação de processos. Achei incrível essa iniciativa do Sebrae de criar um espaço dedicado à IA — nunca os empreendedores precisaram tanto desse tipo de letramento. É um tema que vai impactar todos os setores, e estar lado a lado com o Sebrae nesse movimento mostra o quanto o ecossistema brasileiro está preparado para essa nova era da produtividade inteligente”, conta.

Sebrae Comunidades – Shopping Compre do Pequeno

Uma das expositoras do espaço Shopping Compre do Pequeno, Ana Beatriz Hilário, da Antonieta Antepastos, esteve na feira pela segunda vez e afirma que o relacionamento com o Sebrae é antigo e vem desde cursos livres, de boas práticas, assessoria de precificação e outros eventos. “Viemos à feira para fortalecer a nossa marca, para apresentar nossos produtos a novos clientes e para adquirir mais conhecimento e crescer ainda mais. Estamos muito felizes em fazer parte.”

Para Cristiane Bicudo, proprietária da Brasil Aves Livres: “Amei participar da feira, foi minha primeira vez, tive bastante contatos, conversei com bastante pessoas que vão entrar em contato comigo, pediram encomenda para fazer uma pintura de um macaco, porque além das aves eu pinto outros animais e objetos. Muita gente que me procurou aqui na feira, tive a oportunidade de expor para empresários, pessoas de outras localidades e aumentar minhas vendas, abrindo um leque muito grande de contatos”.

Pela primeira vez na feira, Célia Chagas empreendedora da Ponto Arte, empresa especializada em arte em macramê: “A feira me deu a oportunidade e me ensinou como expor meus produtos, como fazer networking e conversar com várias pessoas para mostrar minha arte. Consegui fechar vendas e pedidos muito importantes nesses dias de feira”, conta.

Já para a empreendedora Clélia Melatto, que desenvolve técnicas de joalheria de arte contemporânea, utilizar folhas, pedacinhos de madeira, caules, cápsulas de semente e qualquer outro elemento semelhante para também criar joias, o retorno em vendas foi o destaque. “Expor na feira foi um divisor de águas para a história do meu negócio. A marca nasceu para homenagear mulheres, porque a rosa é o símbolo internacional da mulher. Esse olho no olho com as pessoas ali, se conectar com novas parcerias nos trouxe muitas vendas”, conta.

  • FE25
  • sebrae-sp