O Sebrae-SP, com o apoio do Ceise Br, lança um novo programa de ESG (ambiental, social e de governança) no dia 14 de abril, às 8h, em Sertãozinho, voltado às indústrias da Cadeia Produtiva Local (CPL) da Bioenergia. A apresentação será feita em uma palestra no auditório do Centro Empresarial Zanini. O objetivo do programa é fortalecer práticas sustentáveis já em andamento, incentivar novas ações e aproximar as empresas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento vai reunir mais de 150 empresas do setor bioenergético da região, que integram a CPL da Bioenergia uma cadeia que envolve negócios de 14 municípios e tem papel estratégico no desenvolvimento sustentável do setor.
Durante a palestra, o Sebrae-SP e os parceiros do projeto vão apresentar conceitos, experiências e técnicas de ESG aplicadas à realidade industrial. A programação também inclui momentos de troca com os participantes, com o objetivo de mapear o que já está sendo feito e identificar novas oportunidades de evolução.
Beatriz Grotto, analista de negócios do Sebrae-SP, fala da importância do lançamento do novo do programa ESG. “Queremos valorizar as boas práticas que já existem e apoiar as empresas no desenvolvimento de estratégias mais sustentáveis, promovendo impactos positivos e minimizando os negativos nas áreas ambiental, social e de governança.”
Adriano Bardella, consultor de negócios do Sebrae-SP, também destaca o papel do programa diante do cenário atual. “Os olhos do mundo estão voltados para o ESG e para a nova matriz energética. O evento traz um olhar de desenvolvimento das melhores soluções para o segmento. A bioenergia é, sem dúvida, a melhor solução energética renovável. O Brasil já ocupa uma posição de protagonismo nesse tema com o etanol. Avaliar e desenvolver as empresas será nossa missão nos próximos meses e, com isso, teremos dados concretos sobre os impactos do setor tanto na economia quanto para as próximas gerações.”
Mais do que um lançamento, a palestra será uma oportunidade para discutir sustentabilidade, acompanhar tendências regulatórias e entender os benefícios estratégicos do ESG para a indústria especialmente para micro e pequenas empresas, foco do trabalho do Sebrae-SP.