O município de Itapeva sediou no mês de junho o curso de ‘Hidroponia – Cultivo no Sistema NFT’ (Nutrient Film Technique), promovido pelo Inova Senar e Sindicato Rural, em parceria com o Sebrae-SP. A capacitação contou com a participação de 13 produtores rurais da região, interessados em inovar e diversificar suas produções agrícolas por meio da técnica hidropônica.

Durante o curso, os participantes aprenderam na prática como funciona o cultivo de hortaliças sem solo, utilizando uma lâmina nutritiva que circula pelas raízes das plantas — um dos sistemas mais eficientes e sustentáveis da hidroponia. O objetivo da iniciativa é fomentar o uso de tecnologias inovadoras no campo, aumentar a produtividade e promover práticas agrícolas mais sustentáveis.
A analista de negócios do Sebrae-SP Letícia Marques destacou a importância da ação. “A hidroponia é uma excelente alternativa para pequenos produtores, pois permite o cultivo com maior controle e eficiência, além de ser uma solução viável mesmo em áreas com limitações de solo. Nosso papel é justamente apoiar o produtor rural a inovar e melhorar sua competitividade no mercado”, afirmou.
Além da parte técnica, os produtores também receberam orientações sobre gestão, comercialização e possibilidades de acesso a novos mercados, com apoio do Sebrae-SP.
Para a produtora rural Diná Faria, a capacitação foi fundamental para agregar valor aos seus conhecimentos e impulsionar a produção hidropônica em sua propriedade. “O curso foi excelente, pois trouxe muito conhecimento. Gostei de todo o conteúdo, especialmente pela combinação de teoria e prática que nos foi proporcionada. Já estou aplicando tudo o que aprendi e espero continuar contando com o apoio e a parceria do Sebrae-SP. Essa foi minha primeira experiência com o Sebrae, e foi de grande valia. Espero seguir contando com esse apoio profissional”, enfatiza.
-
