O Sebrae-SP formalizou a assinatura de um termo de compromisso para a aplicação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) nas escolas municipais de Patrocínio Paulista, nesta terça-feira, 11 de março, na Prefeitura.
O contou com a participação do prefeito Mário Marcelo Carraro Berteli; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Rodolfo Del Sasso; da secretária de Gestão Pública e Planejamento Tais Maria Hellu; da secretária de Educação Luciana Martinelli Gonçalves Goberna Fernandez; do chefe de Divisão de Agricultura Gabriel Liporoni; da agente do Sebrae Aqui Ivaira Alves de Deus Nascimento.
Pelo Sebrae-SP, estiveram presentes o Diretor Técnico, Marco Vinholi; a gerente regional Iroá Arantes, o consultor de negócios Maurício Buffa e o analista Douglas Macedo.
“Hoje, o mercado é muito competitivo e muitas empresas acabam quebrando antes dos cinco anos de existência. Só vamos mudar esta realidade da mortalidade das empresas se trabalharmos na base, desde as crianças até a fase adulta, para que a pessoa saiba como empreender. É isso que fazemos desde cedo com o Jepp e, sem dúvida, essa parceria entre Prefeitura e Sebrae fará diferença para as próximas gerações”, explicou Marco Vinholi.
Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP, destacou a importância do Jepp para o futuro do aluno. “Educação empreendedora e o desenvolvimento do protagonismo das crianças e adolescentes. É um comportamento que poderá ser utilizado em qualquer carreira, profissão ou na própria vida pessoal deste indivíduo”, relatou.
O prefeito Mário Marcelo Carraro Berteli celebrou a assinatura desta parceria. “A parceria é muito importante para melhorar cada vez mais a nossa educação em todos os nossos cursos e levar esse projeto para a educação. Eu acho muito importante isso para as crianças, fico muito feliz e teremos muitos cursos pela frente”, finalizou.
Sobre o Jepp
O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e colaborar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que ele está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.