ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP e Prefeitura de Suzano fortalecem artesanato

Encontro reuniu cerca de 200 artesãos com foco em qualificação, aumento de vendas e valorização do setor no município
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP no Alto Tietê apoiou o evento voltado aos artesãos suzanenses promovido pela Prefeitura de Suzano. O encontro, realizado na última terça-feira (14/10) no Complexo Educacional Mirambava, reuniu cerca de 200 profissionais em uma capacitação voltada para o aumento das vendas, aprimoramento da gestão dos negócios e criação de vitrines atrativas, de olho na Black Friday e no Natal.

A ação também marcou a entrega das carteirinhas de artesãos, iniciativa que contribui para a profissionalização e a organização do setor na cidade. A gestora regional de Economia Criativa e Turismo do Sebrae-SP no Alto Tietê, Samira Gardziulis, destacou a importância do encontro. “O acesso a novos mercados é um dos objetivos do Sebrae-SP. Estar preparado para as oportunidades é essencial para conquistar e gerar novos negócios. O artesanato representa esse espírito coletivo que impulsiona o crescimento e fortalece a economia”, afirmou.

A gestora de Empreendedorismo Feminino e Geração de Renda do Sebrae-SP no Alto Tietê, Roseli Lima, apresentou técnicas de vendas e destacou as oportunidades geradas por meio de feiras e eventos. “Capacitações como esta são fundamentais para que os artesãos se aprimorem e busquem novas oportunidades de comercialização, gerando renda e desenvolvimento profissional”, ressaltou.

O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, enfatizou o papel do artesanato como ferramenta de desenvolvimento econômico do município. “Que, por meio do artesanato, vocês possam construir histórias em Suzano. A cidade tem evoluído, crescido e a parceria com o Sebrae-SP é de grande valia. Somos conhecidos por várias vertentes, como o vôlei e o yakissoba — por que não sermos reconhecidos também no futuro como a cidade do artesanato?”, disse.

A presidente do Fundo Social de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, lembrou que o reconhecimento do município como Município de Interesse Turístico (MIT) abre novas oportunidades para o setor. “Com mais eventos, os artesãos poderão vender mais. Vocês serão os braços que ajudarão a valorizar o turismo na nossa cidade. Uma nova era de desenvolvimento chega a Suzano”, afirmou a primeira-dama, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz, do presidente da Câmara de Vereadores, Artur Takayama, e da coordenadora do Artesanato de Suzano, Vanessa Cury.

O evento teve a participação também do Instituto Léa Campos que apresentou o Festival Somos Criativus e falou sobre o potencial da economia criativa para a região.

  • Alto Tietê
  • artesanato;