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Sebrae-SP e Prefeitura de Jaborandi realizam feira de empreendedorismo de alunos do município

Programa impacta mais de 700 crianças do Ensino Fundamental
Por Redação
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O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Jaborandi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove ações de educação empreendedora nas escolas da cidade. O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) aplica atividades voltadas ao empreendedorismo entre os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olinto Junqueira de Oliveira. A feira é realizada em duas edições, uma para alunos do 1º ao 5º ano, e outra para os do 6º ao 9º ano. O programa impacta mais de 700 estudantes.

Segundo a professora da escola municipal de Jaborandi, Maria Eduarda da Silva Guilherme, o projeto contribuiu para a evolução dos estudantes. “O Jepp é um programa maravilhoso. Foi lindo acompanhar a evolução dos nossos alunos ao longo do ano. Muitos deles se descobriram como empreendedores. E, com a feira, eles colocam em prática tudo o que aprenderam durante as aulas do projeto”, afirmou.

A estudante Gabriele Mayumi, de 11 anos, que está no quinto ano e já comercializa bijuterias infantis de miçangas, aprovou o programa para o aprendizado dos alunos. “Nunca tivemos esse projeto na escola. Foi uma experiência muito boa. Achei muito legal”, contou.

De acordo com a consultora de negócios do Sebrae Barretos e gestora do Jepp, Laura Mendes, as ações de educação empreendedora ajudam a criar um ambiente propício para a aprendizagem, favorecendo o envolvimento dos estudantes na prática de fazer, pensar e aprender.

“A feira do Jepp encerra o programa desenvolvido durante o ano de 2024, com a participação dos alunos, professores e da comunidade. Os estudantes produzem os produtos, aprendem a precificar, vendem e, com certeza, saberão aplicar o dinheiro de maneira responsável”, explicou a consultora do Sebrae-SP.

Sobre o Jepp
No primeiro ano, o projeto aplica a temática “Descobertas empreendedoras no jardim sensorial”, na qual os alunos exploram a percepção do mundo por meio dos cinco sentidos, realizando atividades que favorecem a vivência e estimulam hábitos saudáveis e simples.

No segundo ano, o tema é “Descobrindo alimentos e temperos naturais”, onde os alunos interagem com a natureza, propõem o plantio e a montagem de uma loja de temperos naturais, como mudas de cebolinha e salsinha.

No terceiro ano, a proposta é a criação de “Brinquedos Ecológicos”, por meio de uma oficina de brinquedos feitos com materiais recicláveis.

No quarto ano, o tema é “Produções culturais criativas”, com atividades para a criação de ações culturais que valorizem e ampliem o repertório cultural local.

Já no quinto ano, o tema “Sabores e Cores Regionais” foca no alimento como oportunidade de negócio. Os alunos montam uma empresa de produtos alimentícios, priorizando itens naturais, aprendem sobre os clientes, seus concorrentes e os produtos.

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