
Na última segunda-feira (26), o Sebrae-SP e a ApexBrasil promoveram em Jundiaí um encontro estratégico para conversa e preparação para o PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação). A ação contou com a presença de autoridades da prefeitura do munícipio de Jundiaí, Francisco Morato e Caieiras, além da Associação Comercial de Jundiaí e interessados em aderir ao programa.
Olavo Furtado, coordenador geral do PEIEX, falou sobre o programa e destacou a parceria com o Sebrae. “Nosso objetivo é centralizar em apenas uma instituição o treinamento e a prestação de serviço para as empresas, neste caso, as micro e pequenas. Além disso, a ideia também é fortalecer a atuação regional do programa, ampliando o alcance da qualificação e promovendo o acesso a novos mercados.”, comenta.
Por meio da Faculdade Sebrae, técnicos serão capacitados para acompanhar e orientar micro e pequenas empresas sobre como exportar. No núcleo de Campinas, que engloba também a região de Jundiaí e Piracicaba, serão 375 empresas atendidas no total em 24 meses. A metodologia inclui diagnóstico empresarial, consultorias especializadas e elaboração de um plano de exportação, com foco em competitividade e inovação.
Para a analista de negócios do Sebrae-SP, Renata Quintas, a parceria se mostra muito proveitosa para a região de Jundiaí, que já é considerada um polo empresarial e industrial importante. “Acreditamos muito na força das empresas da região de Jundiaí e no potencial que elas têm para alcançar o mercado internacional. Essa parceria com a ApexBrasil por meio do PEIEX é uma grande oportunidade para ampliar horizontes e mostrar que micro e pequenas empresas também podem competir globalmente. Nosso papel no Sebrae é justamente esse: oferecer as ferramentas certas, na hora certa, para transformar potencial em resultado”, diz.
