ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP conclui oficina sobre Elaboração de Projetos para captação de recursos públicos em Itapecerica da Serra

Ação faz parte do programa Cidade Empreendedora
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

O escritório regional do Sebrae-SP em Osasco concluiu a oficina “Elaboração de projetos para captação de recursos para municípios”, na última segunda-feira, 18, realizada na cidade de Itapecerica da Serra. A atividade reuniu representantes das prefeituras que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD) e contou com a presença de 24 servidores públicos das cidades de Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.

A oficina é uma das ações promovidas pelo Cidade Empreendedora, programa voltado à gestão pública que deseja direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento econômico de seu município. A gestora de território, Kelly Moura, explica que o programa apoia prefeituras na implementação de políticas públicas que estimulam o empreendedorismo, a inovação e a geração de empregos. “O Cidade Empreendedora tem transformado a realidade de diversos municípios brasileiros ao integrar gestão pública e desenvolvimento econômico local”, afirma.

Com o objetivo de oferecer um ambiente de aprendizado e troca de experiências, a oficina foi desenvolvida durante três encontros presenciais. Responsável por ensinar o conteúdo, Eduardo Noronha Viana compartilha que, a princípio, a maioria dos participantes não tinha ideia do que era ou como estruturar um projeto a partir de suas fases e propósitos. “Sabiam o que pedir, mas não como. Com o desenvolvimento da oficina, isso foi ficando mais claro e entenderam o que era um projeto e como estruturar. Aprenderam a formular algo para solicitar apoio governamental ou para apresentar a uma instituição financeira”, explica.

Ao término da atividade, os alunos apresentaram ideias de projetos formulados a partir de desafios e oportunidades de cada território e que podem ser utilizados conquistar investimentos e ampliar oportunidades de desenvolvimento para os municípios da região. Todos receberam certificados de participação.

Os participantes destacaram a organização do Sebrae-SP e o trabalho realizado pelo instrutor Eduardo. Para a diretora de turismo de Juquitiba, Adriana Torquato, o conteúdo adquirido na oficina irá ajudá-la na construção de projetos para captação de recursos, tanto parlamentares como por meio de financiamentos ou fundo perdido.

Já o secretário adjunto de cultura e turismo de São Lourenço da Serra, Wladimir Santos, destacou o networking realizado entre os participantes de diferentes municípios e como a atividade consolidou fundamentos de gestão de políticas públicas e ampliou a visão sobre oportunidades de captação de recursos federais.

A próxima ação do Cidade Empreendedora está prevista para setembro. Prefeituras interessadas em participar do programa do Sebrae-SP que atua para promover o desenvolvimento econômico local e o empreendedorismo na região podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

  • Itapecerica da Serra
  • Programa Cidade Empreendedora