
O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaporanga e o Sebrae Aqui, realizou entre os dias 6 de novembro e 16 de dezembro, o curso gratuito ‘Aprenda técnicas de costura para tecido plano e malha’. As aulas ocorreram na carreta do Senai, instalada na Praça João Abdalah, no Centro do município.
Voltada a pessoas interessadas em atuar no setor da moda ou iniciar um negócio próprio na área de confecção, a capacitação ofereceu aulas práticas com foco em técnicas de costura para tecidos planos e malhas, confecção de peças de vestuário, acabamento profissional e noções básicas de modelagem.
Para a analista de negócios do Sebrae-SP, Ana Karla Gussão, o curso representou uma oportunidade concreta de geração de renda. “A costura é uma área com grande potencial de mercado. Nosso objetivo é incentivar a profissionalização e o empreendedorismo, mostrando que é possível transformar habilidades manuais em um negócio lucrativo e sustentável”, destaca.
Entre as participantes, a experiência foi marcada por aprendizado, acolhimento e novas perspectivas. Jussara Garcia compartilha o impacto positivo da capacitação em sua vida. “Participar do curso de costura em tecido plano e malha foi uma experiência muito especial e enriquecedora para mim. Sempre tive curiosidade e vontade de aprender a costurar, mas o curso superou minhas expectativas, tanto pelo aprendizado prático, quanto pelo carinho e paciência no ensino”.
Ela também destaca como a formação abriu novas possibilidades. “Decidi participar porque queria adquirir uma nova habilidade, aprender algo útil para o dia a dia e abrir portas para novas oportunidades. Ao longo do curso, descobri o quanto a costura exige dedicação, mas também traz muita satisfação ao ver cada peça pronta”.
Motivada pelos conhecimentos adquiridos, Jussara já planeja os próximos passos. “Pretendo empreender com o que aprendi. Quero colocar em prática os conhecimentos, produzir peças com capricho e qualidade e transformar esse aprendizado em uma fonte de renda. Sou muito grata por tudo o que vivi e aprendi nesse curso, que com certeza marcou o início de uma nova etapa na minha vida”.
Já a participante Graciula de Oliveira pretende atuar no setor até poder comprar o seu maquinário e empreender. “Eu amei o curso. Antes, eu não tinha noção nem de como passar uma linha na máquina e finalizei a capacitação produzindo minhas próprias confecções. A instrutora foi muito atenciosa e dedicada. Eu me inscrevi para aprender e trabalhar para mim mesma, mas, por enquanto, vou tentar entrar em uma fábrica de costura até conseguir adquirir minhas próprias máquinas. Valeu muito a pena”, finaliza.
