O Sebrae-SP reuniu produtores rurais de leite de Colômbia e representantes da Diretoria de Assistência Técnica Integral – CATI Barretos, com o objetivo de alinhar ações estratégicas para o setor, como a realização de um Dia de Campo, em novembro, e o lançamento do projeto CATI Leite. O encontro ocorreu na segunda-feira, 8 de setembro, no Escritório Regional, em Barretos.

A iniciativa busca oferecer orientação técnica e de gestão aos produtores, com foco no aumento da produtividade, melhoria da qualidade do leite e sustentabilidade da atividade. A proposta é unir conhecimento prático e aproximar os produtores de ferramentas que fortaleçam seus negócios.
“Colômbia tem grande relevância para a cadeia produtiva do leite na região, e nosso papel é justamente apoiar os produtores para que transformem esse potencial em competitividade, renda e desenvolvimento para o município”, destacou Mariele Squizato, consultora do Sebrae-SP e gestora de território de Colômbia.
De acordo com o consultor de negócios do Sebrae-SP Guilherme Brianez, a parceria reforça o compromisso de apoiar o desenvolvimento da cadeia leiteira local.
“O Dia de Campo será uma oportunidade de levar informação, com atividades práticas, demonstrações e troca de experiências entre especialistas e produtores. Já o CATI Leite terá caráter contínuo, oferecendo acompanhamento técnico e soluções para os principais desafios do setor”, explicou Brianez.
Segundo Rolando Salomão, especialista agropecuário e chefe de divisão da CATI Barretos, a Secretaria Estadual da Agricultura, por meio da CATI e do Instituto de Zootecnia, também participará do Dia de Campo de Bovinocultura de Leite, trazendo a Caravana Giro do Leite, que será realizada no Assento de Formiga, em Colômbia.
“Esse evento é uma ação conjunta com o Sebrae, a Prefeitura de Colômbia e o Laticínio Natura Nata, com foco em levar capacitação técnica em gestão e mercado aos produtores. Já o CATI Leite oferecerá acompanhamento técnico contínuo, com o propósito de melhorar o sistema produtivo, aumentar a eficiência, reduzir custos e manter a qualidade do leite”, destacou Rolando.
Também participaram do encontro com os produtores de leite da região a analista e gestora de agronegócios do Sebrae-SP, Renata Sampaio, e Renato Sousa, especialista agropecuário da CATI Barretos.
-
