O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura, lançou o Programa Barretos 4.0, na sexta-feira, dia 11. A iniciativa prevê a aplicação de consultorias e treinamentos com o objetivo de fortalecer os negócios locais, buscar novas soluções e impulsionar a economia digital.
“É um programa inovador e robusto, o maior já realizado no município nesse modelo, contempla todos os segmentos econômicos e os eixos estratégicos ligados às vocações regionais, como saúde, turismo, agro e tecnologia. Vamos capacitar empresários, servidores públicos municipais e empreendedores de micro e pequenas empresas da cidade”, afirmou o gerente regional do Sebrae-SP Rafael Matos do Carmo.
De acordo com o gerente do Sebrae-SP, serão disponibilizadas capacitações ao longo do ano, abrangendo todos os setores da economia — comércio, serviços, indústria e agronegócio — além de incluir colaboradores da rede pública municipal.
Para o prefeito de Barretos, Odair Silva, firmar essa parceria inédita com o Sebrae significa o desenvolvimento econômico local, o empreendedorismo e o fortalecimento dos pequenos negócios no município.
O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Thyago Abrãao, pontuou que “o Barretos 4.0 é o maior programa de desenvolvimento econômico para empresas na cidade de Barretos e que vão gerar muitos resultados com a capacitação de milhares de empresários e profissionais da cidade em 2025”.
O programa também envolve parcerias com a Desenvolve SP, Casa dos Engenheiros e Arquitetos de Barretos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), SP Desenvolvimento Econômico, Harena Inovação, CPL’s da Tecnologia, e da Agroindústria Barretos, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Banco do Povo e o Sincomércio – Regional Barretos.
A coordenação da aplicação do programa será realizada pela consultora de negócios do Sebrae-SP e gestora territorial de Barretos, Mariele Squizato. “A iniciativa promove crescimento econômico, inovação e qualificação profissional. Além disso, gera impacto direto em empresas, trabalhadores e empreendedores, preparando o município de Barretos para os desafios da economia digital. Nossa programação é iniciar as primeiras atividades elencadas ainda no mês de abril”, finalizou.