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São Paulo registra recorde de 2,47 milhões de mulheres donas de negócios

Pesquisa do Sebrae aponta empreendedoras paulistas como as mais escolarizadas e com maior rendimento médio mensal do País
Por Sebrae-SP
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O Estado de São Paulo atingiu a marca recorde de 2,47 milhões de mulheres empreendedoras no 3º trimestre de 2022, o maior número desde o início da série histórica iniciada no 4º trimestre de 2015. Isso significa que elas representam 37% dos donos de negócios ante uma média nacional de 34,4%, de acordo com estudo do Sebrae, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE.

A marca anterior era de 2,21 milhões registrada no 2º trimestre de 2022. A pesquisa aponta ainda que as donas de negócios paulistas são as mais escolarizadas (37% têm ensino superior) e com o maior rendimento médio mensal do País (R$ 2.803). No entanto, o valor representa 15,3% do obtido pelos empreendedores masculinos, no mesmo período (3º trimestre de 2022). Parte dessa diferença pode estar relacionada aos segmentos de atuação e à atuação em menor escala.

Outro dado importante é que 52% das mulheres empreendedoras são chefes de domicílio, ou seja, são as principais responsáveis por esses domicílios. “Quando a mulher decide empreender, ela jamais abdica de um papel que ela tinha, como por exemplo, de mãe, filha, cuidadora de toda família. A mulher continua exercendo todos esses papeis e, agora, de empresária. Tudo isso sobrecarrega o dia dessa mulher e vemos muitas delas com dupla, tripla jornada. O empreendedorismo feminino está conquistando cada vez mais espaço, mas ainda existem muitos desafios a serem enfrentados”, destaca Camila Ribeiro, gestora estadual do Sebrae Delas.

Entre as mulheres empreendedoras do Estado de São Paulo, 85% trabalham por conta própria e 15% são empregadoras, ou seja, tem um empreendimento com empregados. Entre as empregadoras, 73% têm entre um e cinco empregados. “Acreditamos que com conhecimento, capacitação, mentoria e contato com outras mulheres empreendedoras, a mulher vai estar ainda mais segura para que suas decisões sejam tomadas e o empreendedorismo seja uma grande ferramenta transformadora na vida dela”, completa Camila Ribeiro.

A pesquisa indicou ainda, nacionalmente, as atividades com o predomínio de donas de negócios. São elas: cabeleireiros e tratamento de beleza; comércio de vestuário; serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada; comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria; e confecção sob medida.

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