Nesta terça-feira, 19, é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino e o Sebrae-SP realizou um encontro muito especial: 30 empreendedoras da região de Campinas estiveram presentes para compartilhar suas experiências, falar sobre os seus negócios, e, principalmente, fazer planos para o futuro.
Joice Oliveira e Claudia Mouro representaram o Sebrae-SP e ficaram admiradas com a força e a resiliência de cada uma delas. “Elas puderam ser uma inspiração e, ao mesmo tempo, inspiradoras, afinal, o exemplo compartilhado deixa de ser uma experiência particular e se torna público e pode ajudar muitas outras a conquistar espaço dentro deste mercado tão concorrido”, disse Joice.
No início, Claudia realizou uma dinâmica especial e pediu para as mulheres presentes falarem de 2024 em uma palavra, trazendo assim os aprendizados e as conquistas. E depois perguntou a meta para o próximo ano, que foi escrita em papeis recortados em formato de estrela para representar o brilho de cada uma.
“Colocar no papel traz uma responsabilidade maior, já que ele deixa de ser ‘apenas’ um sonho e se torna uma meta” e disse que o ato de escrever o que espera do futuro auxilia a materializar o planejamento para alcança lá, afinal o ser humano independente das gerações é visual.
Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP, em Campinas, participou da abertura do bate-papo para comemorar esse dia com muito entusiasmo. “Ver o número de empreendedoras crescendo aqui na região e em todo o país é animador, afinal, muitas delas sustentam suas famílias e são responsáveis pela principal renda da casa. Apoiar eventos como este e as mulheres empreendedoras é uma missão muito especial do Sebrae-SP e fico muito feliz de poder ouvir tantas histórias inspiradoras, e as mulheres se apoiando. Juntas, com certeza, elas vão longe”, destaca.
Luísa Caroline da Silva esteve presente no evento e achou ótimo fazer parte neste dia tão marcante para as mulheres empreendedoras. “Como dona da marca Lutri Chef, poder incentivar as mulheres a empreenderem cada vez mais, poder mostrar que é possível ir fora da mão tradicional e ter sucesso nos negócios. A minha história pode incentivar muitas pessoas e é por isso que eu vim, principalmente, pelo viés que é adotado pela marca.”
Luísa se refere à sustentabilidade, à utilização de frutas fora do padrão estético e conscientizar sobre o consumismo e o desperdício de alimentos. “Consigo atingir todos os públicos, já que minhas geleias e antepastos são veganos, mas meu negócio não é apenas para veganos, intolerantes e alérgicos, é para todos e é isso que quero trazer: essa visão de mercado para incluir todos.”