Empreender é um desafio diário. Ser empreendedora é um desafio muito maior, pois as mulheres quebram barreiras no setor profissional, pessoal, afetivo, financeiro, social. E ainda vencem os desafios de salto alto, retocando o batom e com um sorriso no rosto”. Essa fala é da analista de negócios do Sebrae-SP, Rafaela Brugnatti, ao comentar sobre o 19 de novembro, dia mundial do empreendedorismo feminino. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2014 para homenagear as mulheres empreendedoras e valorizar o papel feminino na economia global.
A analista acompanha de perto inúmeras trajetórias de mulheres que empreendem na região de Bauru, oferecendo orientação, capacitação e suporte ao desenvolvimento dos pequenos negócios. Por meio de programas do Sebrae-SP voltados a esse público, como o Sebrae Delas, o Sebrae-SP contribui para fortalecer o empreendedorismo feminino na região. Na área de atuação do escritório regional em Bauru, que abrange 37 municípios, há 52.038 mulheres empreendendo, segundo dados da Receita Federal.
Neste cenário, Ana Paula Stefanini Stiarbi é um exemplo do protagonismo feminino. Administradora de empresas por formação, ela assumiu a liderança total da empresa familiar no setor metalúrgico em Jaú, a Stema Usinagem e Solda, após o falecimento do pai em 2021. “Após a morte do meu pai, estruturei a fábrica com a contratação de algumas pessoas para cumprir as atividades que ele exercia na empresa, já que minha formação difere da que ele desempenhava. Em todas as dificuldades de empreender, há o desafio de lidar com as pessoas, clientes, funcionários, é preciso ter uma cultura organizacional a ser seguida e o entendimento do seu propósito, além de saber ouvir as pessoas”, comenta ao citar que a empresa completou 26 anos de atuação no mercado.
Apesar de trabalhar em um setor ainda dominado pelo público masculino, Ana Paula comemora o crescimento de mulheres na produção metalúrgica, atuando na engenharia mecânica e no processo de produção da empresa, demonstrando que o preconceito de gênero tem sido superado. “Não sofri preconceito de gênero e sinto que a participação das mulheres no setor que administro tem aumentado bastante, tanto na administração quanto na produção, como nas atividades de soldadora, de operadora de torno CNC, por exemplo”, celebra.
Para Ana Paula, o apoio do esposo, da mãe e de parceiros como o Sebrae-SP foi fundamental para facilitar o processo necessário para dar continuidade ao legado familiar e expandir o negócio. “Hoje a empresa possui 42 funcionários. Eu quero fazer a diferença na vida das pessoas que estão comigo nessa jornada. Para isso, o Sebrae tem sido parceiro, já realizamos vários projetos juntos, sempre agregador. Todo ano tento trabalhar uma área da empresa, buscando consultoria e o Sebrae sempre me recebeu e proporcionou muito conhecimento”, conta. A empresária aconselha as mulheres que pretendem empreender. “Para você mulher que pretende abrir um negócio, em primeiro lugar, acredite no seu potencial, estude sua fragilidade e o mercado que deseja atuar, conte com rede de apoio que agregue e auxilie nas suas fraquezas, seja uma boa ouvinte e muito paciente”, finaliza.
Programação especial
No mês do empreendedorismo feminino, o Sebrae-SP organizou uma programação de capacitações online voltada para as mulheres que já tem um negócio ou desejam iniciar um empreendimento. Temas como autoestima e liderança, confiança em si, além de questões mais técnicas como planejamento financeiro serão abordados na programação. No dia 26 de novembro, durante todo o dia, as empreendedoras poderão participar da rodada de negócios online. É uma oportunidade de encontrar clientes e parcerias de trabalho dentro do próprio grupo.
-
Os cursos serão online, via Youtube, realizadas pelo programa Sebrae Delas para fomentar o empreendedorismo feminino. As inscrições podem ser feitas pelo link. As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras.
-
“A ideia do Sebrae Delas é aliar o desenvolvimento das competências técnicas com as comportamentais. Assim conseguimos formar empreendedoras completas, prontas para encarar os desafios do dia a dia”, afirma Veronica Lima, gestora estadual do programa Sebrae Delas.
-
Programação
14 de novembro, das 20h às 21h: Planejamento de Marketing Estratégico para Mulheres Empreendedoras
26 de novembro, durante todo o dia: Rodada de Negócios online entre empreendedoras
-