ASN SP
Compartilhe

Programa Lider é indutor de Cadeias Produtivas Locais no Alto Tietê

Terceira edição do fórum de liderança destaca avanços no fortalecimento das vocações regionais e o mapeamento de setores estratégicos para o desenvolvimento econômico
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O papel do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) do Sebrae-SP no Alto Tietê e Guarulhos como indutor da identificação e reconhecimento de Cadeias Produtivas Locais (CPLs) na região foi destacado na terceira edição do fórum de liderança. O evento, promovido na última terça-feira (15/07), em parceria com a Prefeitura de Biritiba Mirim, apresentou alguns dos resultados já alcançados pelo programa.

O encontro reuniu cerca de 230 pessoas, entre representantes do poder público, entidades, empresários e sociedade civil. Durante a reunião, foram destacados os avanços já conquistados com a organização do programa Lider, que tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento territorial por meio das vocações regionais, com foco em três grandes pilares econômicos: turismo, agricultura, e indústria, comércio e tecnologia.

O mapeamento e a submissão de cadeias produtivas do Alto Tietê, com foco no reconhecimento como CPLs pelo programa SP Produz da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico busca fomentar as grandes potencialidades da região e fortalecer a competitividade do território.

O resultado das cadeias aprovadas e seu grau de maturidade – o que abre caminho para a obtenção de recursos para o aprimoramento da atuação – deve ser divulgado nos próximos meses pelo Governo do Estado. Na região, foram submetidos planos nas áreas de agricultura, turismo, indústria e comércio.

A gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, reforçou a importância do programa Lider para a organização e articulação entre os atores envolvidos no avanço e protagonismo territorial. “A submissão das cadeias produtivas do Alto Tietê mostra a força e a diversidade de nossa região. Hoje, estamos vendo o fruto de um trabalho realizado 100% pelos líderes. Esse grupo foi capacitado pelo Sebrae-SP, mas já carregava em seu coração o desejo de desenvolver nossa região”, destacou.

De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Sérgio Gromik, os resultados do programa são extremamente significativos. “Temos uma jornada muito importante pela frente, um caminho que vem sendo trilhado de forma conjunta por todos os líderes. Não tenho dúvidas de que o trabalho deles contribui para cidades mais empreendedoras e inovadoras”, afirmou.

O prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior, falou sobre a importância de unir forças pelo avanço integrado da região. “Esse evento reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional e com o potencial econômico do Alto Tietê”, avaliou.

O programa Lider atende a dez municípios (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano), que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), parceiro estratégico da iniciativa. “O programa conta com a participação de pessoas de diversos segmentos, o que demonstra o comprometimento com a região por meio de ações que contribuirão para fortalecer o Alto Tietê”, ressaltou a secretária executiva adjunta do Condemat+, Mara Flôres.

Para o presidente do Sincomércio e coordenador da Câmara Estratégica do Lider, Valterli Martinez, a integração entre o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor é fundamental para o avanço da região. “Com esse alinhamento, será possível ser mais assertivo na atração de comércios, indústrias e serviços para o Alto Tietê”, concluiu.

  • Programa Líder
  • Sebrae Programa LIDER