O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação e Sebrae Aqui, finalizou no último dia 5 de dezembro, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) no município de Guapiara.
Ao longo do segundo semestre, a Escola Estadual Professora Therezinha Saccomano Passaro, aceitou o desafio de desenvolver as ações em parceria com o Sebrae-SP, que iniciou com a oportunidade de formação para educadores da área de Matemática e Ciências. A partir de agosto, nas aulas de Educação Financeira das turmas, os educadores iniciaram o estudo com os estudantes de 8º anos, trabalhando teoria e práticas mediadas por sequências didáticas contidas no material do JEEP, disponibilizado pela equipe do Sebrae-SP para todos os alunos da escola.
“A maior parte dos alunos demonstram estar engajados e curiosos para aprender e colocar em prática aquilo que foi trabalhado no decorrer do curso. Foram se apropriando dos objetivos e das demandas para a organização da Feira de Empreendedorismo, realizada no dia 5 de dezembro, como forma de culminância do projeto”, contou Jeangislayne Ducilla, uma das gestoras do projeto na escola.
Durante a feira, os participantes do JEPP comercializaram produtos alimentícios à toda a comunidade com o auxílio dos pais, que abraçaram a causa e sinalizaram positivamente ao projeto.
“Observamos a participação dos pais, que se envolveram apoiando seus filhos com ideias, no preparo e confecção de produtos comercializados na feira. Recebemos feedbacks positivos da percepção do projeto, pois os pais relataram como seus filhos se dedicaram para dar conta de organizarem a barraca idealizada e os problemas que tiveram que ajudá-los a solucionar, dentro do tempo, para que tudo fosse possível no dia. Relataram ainda a empolgação das crianças com relação aos ganhos obtidos e os processos de vendas. Eles gostaram da inciativa da escola em aderir ao projeto e demonstraram interesse em participar, mais ativamente, dos próximos”, confessou Jeangislayne.
O curso e a prática da feira despertaram o interesse nos alunos em realizar algo para empreender e ter a sua renda individual, entendendo, após reuniões de alinhamento (PDCA e fechamento de caixa), o quanto o planejamento, a visão de mercado, demandas e foco no resultado são importantes para o sucesso do empreendedor.
“Foi uma experiência riquíssima, que trouxe conhecimento, experiência e semeou o espírito empreendedor nos alunos do 8º ano e, com certeza, muita curiosidade nos demais alunos, já cheios de ideias para participar no próximo ano. Inicialmente, todos ficaram um pouco inseguros se dariam conta do desafio desta parceria, diante de tantas demandas da nossa escola. Professores e estudantes foram se ajustando e se engajaram nas ações, obtendo resultados positivos, pois vivenciaram o processo de empreender: criar, comprar, vender e lucrar de maneia divertida e simples, porém com resultado real. O JEPP surpreendeu até mesmo os professores orientadores”, finalizou a gestora.