O programa Loja do Futuro, parceria do Sebrae-SP com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), foi destaque em seis municípios da região de São João da Boa Vista em 2024. A proposta atendeu seis unidades da rede de sindicatos patronais representantes da federação, entre elas o Sindicato do Comércio Varejista de São José do Rio Pardo (Sincopar), Sindicato do Comércio Varejista de Itapira (Sicomvit), além dos Sincomércios de São João da Boa Vista, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e São Carlos – esse que atende a cidade de Tambaú.
Na primeira fase do projeto, as tendências mundiais no varejo e os impactos da Inteligência Artificial (IA) nos pequenos negócios foram o tema central dos eventos de lançamento do programa. Na oportunidade, foram mobilizadas mais de 250 empresas participantes interessadas em conhecer como a Inteligência Artificial pode ser usada no varejo agregando mais produtividade.
Na segunda etapa, a proposta agregou cursos com temas voltados às tendências de consumo, experiência de compra e liderança no varejo, com atividades desenvolvidas para melhorar a competividade no segmento. Nesta fase, o projeto contou com a participação de mais de 160 lojas da região, as quais apresentaram, até o momento, média de crescimento no faturamento de 17,9%, conforme identificação do Sebrae-SP.
Gestora do programa Loja do Futuro na região de São João, a analista de negócios do Sebrae-SP Luciani Matielo reforça que o projeto foi estruturado para atender as demandas para o desenvolvimento do comércio da regional, realizado junto com os Sindicatos do Comércio Varejista e outros parceiros como Associações Comerciais, prefeituras e Senac.
“Em 2024, aproximamos os lojistas do uso da Inteligência Artificial, apontamos as oportunidades de gerar vendas, realizamos a qualificação das lideranças e apresentamos estratégias para a melhoria da experiência de compra das lojas. No decorrer do ano, tivemos a satisfação de acompanhar alguns cases de sucesso, bem como os resultados que estamos conseguindo evidenciar”, afirmou.
Marcos Kremer, gerente regional do Sebrae-SP, classificou o Loja do Futuro como um programa de sucesso e que impactou diretamente os negócios no comércio regional. “Graças à parceria Sebrae-SP e Fecomercio-SP, e ao apoio de toda a equipe de colaboradores do nosso Escritório Regional, atingimos um número expressivo de clientes. E esse trabalho conjunto galgou importantes resultados”, destacou.
“O projeto me axiliou a entender algumas estratégias, indicadores e uso da tecnologia que me ajudarão a aumentar o faturamento, conectando melhor com nossas personas (clientes) e com minha equipe de colaboradores”, disse a participante Julia Martucci, gerente da Totonho Mega Loja.
Loja do Futuro
O programa Loja do Futuro é fruto de uma parceria do Sebrae-SP com a FecomercioSP e tem o objetivo de capacitar empresários do setor varejista para modernizar a gestão das lojas de acordo com os novos desafios do varejo, digitalizar canais de vendas, ampliando a presença digital, estimular acesso a novos mercados e aumento de faturamento.
O programa teve seu lançamento na Feira do Empreendedor de 2023, inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas feiras e congressos internacionais como a National Retail Federation (NRF), de Nova York (EUA), e Euroshop, em Dusseldorf, na Alemanha.