
Serviços voltados para a construção civil lideram o ranking de atividades com o maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos no Sudoeste Paulista e Alto Vale do Ribeira. Segundo levantamento do Sebrae-SP, feito com base em dados da Receita Federal, a região possui mais de 2,1 mil MEIs cadastrados na atividade de obras de alvenaria. O número corresponde a quase 8,5% dos 25.837 MEIs ativos na região.
O segmento aparece em primeiro lugar em 15 das 21 cidades da região, com destaque para Itapeva, que contabiliza 558 MEIs. Na sequência do ranking, vem o comércio varejista de vestuário e acessórios, com 1.722 microempreendedores cadastrados no Sudoeste. A atividade está em primeiro lugar no ranking em quatro cidades da região e como segundo em oito.
Cabeleireiros, barbeiros, manicures e pedicures aparecem na terceira posição, com 1.515 MEIs. Vale ressaltar, que das 21 cidades, em 19 aparece este setor dentre os cinco com maior número de optantes. Minimercados, mercearias e armazéns estão em quarto lugar, com 952 MEIs. Em quinto lugar está o ramo de lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, com 936 Microempreendedores Individuais ativos. O setor figura no ranking das cinco principais atividades de MEI em 17 cidades da região.
O gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, afirma que apesar de haver similaridade entre as atividades com maior volume de empresas nos municípios da região, em uma análise mais minuciosa é possível identificar algumas vocações das cidades no ranking. Ele cita como exemplos Barra do Chapéu e Itapirapuã Paulista com a atividade de apoio à lavoura em primeiro lugar, o alto número de promotores de vendas em Itapeva e Capão Bonito, sendo 259 e 101 respectivamente, serviços domésticos em Itararé (com 186 MEIs), os serviços ambulantes de alimentos em Riversul e o artesanato em Ribeira.
“Com planejamento e visão estratégica, o modelo de trabalho independente pode se consolidar como uma alternativa sustentável para muitos trabalhadores, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo local. O Sebrae-SP estará sempre de portas abertas para acolher todos os Microempreendedores Individuais, oferecendo a eles orientações, treinamentos e capacitações com o objetivo de fazer com que o seu negócio se consolide cada vez mais”, enfatiza Wilson Borges.
