ASN SP
Compartilhe

Número de MEIs aumentou 8,3% em Guapiara e 5,2% em Itapeva em dois anos

Crescimento na região Sudoeste Paulista segue aumentando a cada ano; formalização atraiu 464 empreendedores nestas duas cidades
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Segundo levantamento do Sebrae-SP, com dados da Receita Federal, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu 1,6% de janeiro de 2023 a janeiro de 2025, na região Sudoeste Paulista. A região passou de 25.447 para 25.863 MEIs ativos no período.

Na região dos 21 municípios de abrangência do Escritório Regional do Sebrae-SP, Guapiara se destaca com alta de 8,3% no total de MEIs ativos. A cidade, com pouco mais de 17 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, terminou janeiro com 1.006 Microempreendedores Individuais, 84 a mais do que em 2023. Seguido por Itapeva, maior cidade da região, que obteve crescimento de 5,2%, 380 MEIs a mais que em 2023. Os números se referem ao saldo entre aberturas e fechamentos ao longo dos últimos dois anos.

De acordo com Wilson Borges, gerente regional do Sebrae-SP, os benefícios da modalidade contribuem para que o número continue crescendo ano a ano, principalmente no setor de serviços, com destaque para trabalhadores da construção civil, cabeleireiros, barbeiros, manicures e pedicures.

“A formalização como Microempreendedor Individual traz diversos benefícios para quem trabalha por conta própria e deseja regularizar o seu negócio. Os empreendedores têm cada vez mais entendido isso. Além do registro ser gratuito, ele traz vantagens como acesso a previdência social, linhas de crédito como as do Banco do Povo, emissão de notas fiscais para serviços e produtos e até a possibilidade de abrir conta bancária como pessoa jurídica”, explica Wilson.

Para o especialista, ter um CNPJ melhora a imagem do negócio, aumentando a confiança de clientes e fornecedores. Além disso, evita problemas fiscais com a Receita Federal e pode ampliar negócios.

“Na nossa região, o setor de serviços apresentou um peso maior que os demais segmentos. Neste caso, se tornar MEI pode abrir ainda mais portas, entre elas a possibilidade de atender empresas maiores, participar de licitações e ter condições favoráveis para crescer e consolidar o negócio”, completa.

  • MEI;
  • sebrae-sp