O Sebrae-SP e a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) uniram forças para realizar uma Trilha de Gestão Financeira na cidade, capacitação de quatro encontros práticos voltada a micro e pequenas empresas da construção civil. O programa, que integra a Cadeia Produtiva Local (CPL) da Construção Civil, é gratuito e será realizado de 29 de setembro a 2 de outubro, das 18h às 22h, na sede da AEASC. A iniciativa conta com patrocínio da Mútua-SP.

Durante as atividades, os participantes terão acesso a temas essenciais para o dia a dia da empresa, como planejamento financeiro, fluxo de caixa, identificação do lucro (DRE) e formação do preço de venda. Além do conteúdo técnico, serão oferecidos materiais exclusivos e consultorias individuais para apoiar o aumento de vendas e faturamento.
“Essa trilha foi pensada para apoiar quem já tem uma empresa consolidada e precisa fortalecer a gestão financeira. Em quatro dias, serão 15 horas de capacitação com material de apoio e, depois, consultorias individuais para garantir que o conhecimento seja aplicado na prática”, explica Ícaro Tiberti, analista de negócios do Sebrae-SP.
Segundo ele, a iniciativa é a primeira de uma série de ações previstas para a CPL da Construção Civil, nessa parceria com a AEASC. “Começamos com as micro e pequenas empresas, mas em outubro teremos uma trilha voltada aos Microempreendedores Individuais, os MEIs, com foco em gestão financeira, marketing e vendas. E, em seguida, realizaremos um encontro de negócios, reunindo toda a cadeia da construção para gerar novas oportunidades”, acrescenta Ícaro.
Para o geólogo Laert Rigo, presidente da AEASC, a iniciativa responde a uma necessidade histórica da categoria. “Quando falamos em trilha financeira, estamos tratando de algo essencial para as micro e pequenas empresas da construção civil. Nós, engenheiros, arquitetos, agrônomos e geocientistas, temos uma formação técnica muito sólida, mas muitas vezes não dominamos a gestão financeira, e isso pode comprometer o crescimento e até a sobrevivência do negócio”, ressalta.
Ele destaca que o projeto foi viabilizado pelo apoio de parceiros estratégicos. “Por isso buscamos o Sebrae, referência em empreendedorismo, e contamos também com o apoio da Mútua-SP, que acreditou na importância desse trabalho. Além disso, celebramos a consolidação da CPL da Construção Civil dentro do Programa SP Produz, que vai integrar profissionais, empresas, fornecedores, universidades e poder público em uma grande rede de colaboração”, conta.
As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo link. A participação é gratuita, mediante a doação de 2 kg de alimento não perecível.
Consolidação da CPL
No início de setembro, a Cadeia Produtiva Local (CPL) da Construção Civil de São Carlos foi reconhecida como consolidada pelo Programa SP Produz, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. O selo de consolidação permite que a cadeia conquiste até R$ 500 mil em investimentos, destinados ao fortalecimento do setor e ao desenvolvimento regional.
O parecer técnico destacou como pontos fortes da CPL a governança estruturada e o compromisso com a inovação, ressaltando que os atores, a cadeia de valor e os relacionamentos estão bem definidos e cumprem plenamente os requisitos do programa.
A AEASC é a entidade gestora da CPL e tem papel central na articulação das ações. “Receber o reconhecimento de CPL consolidada é motivo de orgulho. Isso significa que São Carlos tem uma rede madura, formada por profissionais, empresas, universidades e poder público, capaz de gerar desenvolvimento, qualidade e novas oportunidades para a Construção Civil da região”, celebra Rigo.
SERVIÇO
Trilha de Gestão Financeira para a Construção Civil
Data: 29/09 a 02/10
Horário: 18h às 22h
Local: AEASC – R. Sorbone, 400 – Centreville, São Carlos
Participação gratuita (mediante doação de 2 kg de alimento não perecível)
Inscrições: https://forms.office.com/r/xwmS1xFHUA
-
