A Feira do Empreendedor 2024 do Sebrae-SP, com o tema “Criando Conexões”, que será realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, de 11 a 14 de outubro, receberá mais de 1,1 mil expositores, entre franqueadores, empresas de máquinas e equipamentos, empresas de serviços e soluções digitais. Além disso, Microempreendedores Individuais (MEIs) poderão participar de espaços colaborativos, com seis eixos temáticos: Comece seu Negócio, Comportamento Empreendedor, ESG-Impacto Social e Ambiental, Gerencie seu Dinheiro, Inovação e Tecnologia e Marketing e Vendas.
MEIs do Vale do Paraíba e Litoral Norte vão participar como expositores. Dentre elas, Ariadna da Mata Chagas Nascimento, da empresa Negrita Arteira, empreendimento sociocultural, que atua há 10 anos em São José dos Campos promovendo representatividade positiva para as crianças através da confecção de bonecas negras de pano, oficinas e palestras. Ela vai expor pela primeira vez, no Espaço Afro. “Sou cliente Sebrae há muito tempo, tendo passado por Sebrae Delas, Up Digital, curso de fotos para redes sociais e muitas outras capacitações, além do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios. Estou motivada a participar da feira porque sei que será uma ótima oportunidade de ganhos, parcerias, conhecimento, fortalecimento e divulgação da minha marca e, principalmente, para networking”, conta.
Já Ana Paula dos Santos Amaro, do Ateliê Arte em Família, vai participar pela terceira vez do evento, desta vez na loja colaborativa do espaço de São José dos Campos. “O ateliê nasceu da necessidade de ser mãe em tempo integral, e hoje envolve o meu pai, mãe e irmã. Com 11 anos de história, vendemos bonecas de pano, bichinhos e a capivara, nosso carro-chefe. Já participei da Feira do Empreendedor em 2022, quando obtive um resultado recorde, como a artesã com maior venda no Espaço Compre do Pequeno, destacando as capivaras de pelúcia e, em 2023, quando fui para o estande da Prefeitura de Caçapava e novamente tive ótimas vendas e muitos negócios fechados. A cada ano, a feira fica melhor, em todos os sentidos. Nesse ano, por exemplo, os participantes do espaço Compre do Pequeno estão recebendo uma semana de cursos de capacitação, o que é simplesmente sensacional”, afirma.
As empreendedoras Ana Beatriz da Guia Hilario, e Marina Rahal, da Antonieta Antepastos, de São José dos Campos. “Já participamos de cursos livres, fórum de gastronomia artesanal e do evento Food Vale pelo Sebrae e vemos a participação na feira como uma nova oportunidade de negócios, de aumentar a visibilidade da marca e o número de seguidores nas nossas redes”, conta. A Antonieta Antepastos, que surgiu durante a pandemia como uma oportunidade, hoje é uma empresa familiar. “É formada por uma tia e sua sobrinha apaixonadas pela culinária. Hoje, produzimos uma variedade de antepastos, conservas, geleias e outras delícias, todos veganos e artesanais. Utilizamos apenas conservantes naturais, como azeite, sal, vinagre, entre outros ingredientes”, conclui.
Missões
A participação e o transporte para a Feira do Empreendedor são gratuitos. Os micro-ônibus e ônibus sairão de 21 cidades da região. Para as inscrições na região de São José dos Campos, basta acessar o link https://forms.office.com/r/jWeKTB67Dr?origin=lprLink. Já para a região de Guaratinguetá, o acesso é pelo link https://forms.office.com/r/7QG0i0EUhQ.
Podem se inscrever empresários e pessoas interessadas em abrir o negócio próprio. As datas das saídas variam de acordo com a cidade e serão de 11 a 14 de outubro, entre 5h30 e 6h, e retorno previsto às 18h30.
A expectativa do Sebrae-SP é atingir a marca de R$ 450 milhões em negócios gerados a partir da Feira. Esse número leva em conta o volume de contratos fechados entre expositores e visitantes nos 12 meses subsequentes ao evento. Em 2023, o valor foi de R$ 408 milhões. Outras informações pelo site http://fe24.sebraesp.com.br.
Carbono neutro
A neutralização de carbono envolve compensar as emissões de gases do efeito estufa. O Sebrae-SP está muito preocupado com a sustentabilidade do planeta. Por isso, na FE24, a neutralização de carbono abrangerá o consumo de energia, os deslocamentos e a gestão de resíduos durante as três fases do evento: montagem, realização e desmontagem.