Para fortalecer o empreendedorismo local entre as mulheres, o Sebrae-SP e a Prefeitura Municipal de Itapetininga firmaram parceria na última quarta (20) para a abertura de uma unidade Sebrae Aqui Delas, com atendimento direcionado ao público feminino. A previsão de inauguração é até o mês de junho. A unidade ficará localizada junto a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, localizada na Rua Bernardino de Campos, 332, no Centro.
Estiveram presentes na assinatura da parceria o prefeito de Itapetininga, Jeferson Rodrigo Brum; a secretaria da mulher, Juliana Gryzynski Furtado; o gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins; e o consultor de negócios do Sebrae-SP, Marcelo de Azevedo.
No Sebrae Aqui Delas em Itapetininga, as mulheres potenciais empreendedoras ou já empreendedoras formalizadas como MEI terão um espaço de acolhimento e orientação para os seus negócios. Atualmente, a cidade possui 13.490 MEIs ativos, sendo 6.260 mulheres, o que representa 46,4% do total. As duas principais atividades exercidas por mulheres MEIs em Itapetininga no momento são cabeleireiras, manicures e pedicures, com 639 MEIs ativas (10,2% do total de mulheres) e comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 582 MEIs ativas (9,3% entre as MEIs da cidade).
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins, a unidade tem como foco auxiliar no despertar das mulheres para o empreendedorismo como opção para geração de renda. “Uma unidade com atendimento direcionado para mulheres gera mais confiança e liberdade para elas exporem suas ideias, dores e dificuldades de mulher para mulher. Além disso vão contar com um apoio acolhedor para fazer toda a diferença em suas vidas. Um olhar, um cuidado, boas palavras e incentivo podem ser determinantes para a tomada de decisões destas mulheres”, comenta.
O Sebrae Aqui Delas Itapetininga vai se juntar às outras sete unidades exclusivas para o público feminino no estado de São Paulo. Já foram inaugurados espaços exclusivos para mulheres em Barueri, Bauru, Itupeva, Louveira, Pompéia, Santana de Parnaíba e São Caetano do Sul.