
O Sebrae-SP realizou nesta terça-feira (18), no Escritório Regional de Campinas, a edição estadual do Todos por Elas, evento em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta quarta-feira (19). A atividade reuniu mais de 30 empreendedoras de diferentes segmentos para uma manhã de troca de experiências, inspiração e fortalecimento de redes.
O encontro também reforçou o compromisso do Sebrae-SP com ações contínuas de estímulo ao protagonismo feminino nos pequenos negócios e contou com uma palestra de Lairce Cardoso, criadora do Guia Minha Carreira Garantida, sobre os desafios, conquistas e importância das mulheres no mundo dos negócios atualmente. Joice Oliveira, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do programa Sebrae Delas em Campinas, reforça que as mulheres, tradicionalmente, conseguem se virar e empreender possibilitou o reconhecimento de habilidades. “Atuamos com cozinheiras, confeiteiras, artesãs, gestoras de negócios, palestrantes, costureiras, entre muitas atividades importantes para o futuro do empreendedorismo feminino e todas elas são grandes inspirações para todos nós.”
Para a analista, a realização do evento representa mais uma etapa importante nessa agenda. “Reunir as empreendedoras em um evento como este é uma grande satisfação, já que mostra que estamos no caminho certo ao apoiar o empreendedorismo feminino não só no dia 19 de novembro, mas em todos os outros 364 dias do ano”, afirma.
O Todos por Elas também contou com uma loja colaborativa formada por empreendedoras que participaram do estande de Campinas no Shopping Compre do Pequeno, durante a Feira do Empreendedor 2025. Entre as expositoras, estavam os mais diversos sabores de brownies, de Gicelia Ribeiro Bispo, do Brownie da Noiva.
Entre as participantes, Silvia Pereira, fundadora da Statera Solar Engenharia e Serviços, compartilhou sua trajetória desde a carreira em uma multinacional italiana até o início da sua jornada empreendedora. “Quando comecei a empreender, o Sebrae-SP foi meu grande apoio para aprender sobre gestão. Por meio do Programa ALI Produtividade, entendi melhor meus custos, a importância de pesquisar mercado, me posicionar e aproveitar as oportunidades do mundo digital. Desde então, o Sebrae-SP se tornou um parceiro constante. Eu me considero aluna até hoje, porque estou sempre buscando novos aprendizados.” Para ela, participar do encontro foi também um momento simbólico. “É uma honra que eu nunca imaginei viver. Sinto que é uma oportunidade de compartilhar um pouco da minha trajetória e inspirar outras mulheres a seguirem confiantes no próprio caminho.”
Mariângela Gianelli, fundadora da Biscoiteria da Mari, também destacou o impacto do evento na sua jornada. “Participar de um evento como este anima a gente. Ao ouvir outras histórias, percebemos que muitas empreendedoras passam pelas mesmas dificuldades e ver a superação delas nos dá força para seguir em frente”, comenta. A empreendedora lembra que já chegou ao Sebrae-SP desanimada, mas sempre encontrou apoio para continuar. “Foi nas capacitações e nas trocas com outras mulheres que consegui definir meu nicho e criar a Biscoiteria da Mari. Hoje sigo mais confiante porque sei que não estou sozinha. Esse grupo me fortalece e me inspira a crescer cada vez mais”, finaliza.
-
