ASN SP
Compartilhe

Histórias de superação e sucesso: como o empreendedorismo feminino transforma vidas

No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, evento do Sebrae-SP, em Araraquara, conecta mulheres e oferece suporte para alavancarem seus negócios
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Para comemorar o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, em 19 de novembro, o Escritório Regional do Sebrae-SP, em Araraquara, promoverá o evento “Delas – inspirando, conectando e transformando”, às 9h30. Será uma ação para incentivar mulheres que enfrentam as adversidades e seguem na trajetória do empreendedorismo.

De acordo com Luciane Girasolo, analista do Sebrae-SP e gestora de projetos para empreendedorismo feminino, esse é um segmento que vivencia dificuldades impostas por um mercado que, em muitos aspectos, é pouco acolhedor. “Mesmo com alguns avanços, a jornada para as empreendedoras ainda é marcada por desafios, como a necessidade de conciliar trabalho e cuidado familiar”, afirma.

No 4º trimestre de 2023, o País registrava 10,1 milhões de mulheres empreendedoras, uma fatia expressiva do empreendedorismo brasileiro, especialmente no setor de serviços, onde 55,9% das empreendedoras atuam, de acordo com o Data Sebrae. Desse total, 65,4% operam na informalidade, o que significa que a maioria desses negócios ainda não possui registro formal.

Nas 19 cidades da regional de Araraquara do Sebrae-SP, são 26.514 empreendedoras, sendo Araraquara a cidade líder, com 11.013 empresárias, seguida por Matão, com 3.319, e Ibitinga, com 3.017 mulheres à frente de seus próprios negócios.

Quando Natalia Guile, aos 17 anos, buscou uma renda extra como designer de sobrancelhas não imaginava que precisaria se qualificar em gestão empreendedora. Com uma clientela em crescimento, sentiu a necessidade de formalizar seu negócio. “Busquei ajuda do Sebrae, participei dos programas ALI (Agente Local de Inovação) e Empretec para adquirir habilidades de gestão e liderança”. Hoje, com uma equipe de 17 pessoas, ela atribui seu sucesso à formação em gestão e à valorização dos colaboradores.

Natalia Guile (Foto: Divulgação)

O papel das mulheres na economia é inegável: cerca de 52,1% das empreendedoras são chefes de família e quase metade são negras, representando uma diversidade que fortalece a economia. Com um rendimento médio de R$ 2.634,00, essas mulheres não apenas sustentam suas famílias como também promovem o desenvolvimento local.

Elcione Corea de Faria, mais conhecida como Soninha, é proprietária do espaço de podologia El Pé, em Araraquara. Há 30 anos, ela deixou seu emprego no comércio para empreender, começou sua trajetória trabalhando como manicure, atuou como funcionária e logo identificou a oportunidade de abrir seu próprio negócio.

“Com o apoio do Sebrae, comecei de forma modesta, com o tempo expandi tanto a infraestrutura quanto a equipe. E, em alguns meses, iremos transferir a unidade de Araraquara para um prédio próprio e abrir uma filial em Matão já formatada para atuar no modelo de franquia. Além disso, meus filhos desenvolveram uma linha de produtos para cuidados dos pés, diversificando nossa atuação”, contou.

Para muitas empreendedoras, as mentorias, consultorias externas, o programa Sebrae Delas e os prêmios como o Sebrae Mulher de Negócios representam uma oportunidade de adquirir conhecimento e se integrarem a uma rede de apoio que incentiva a formalização e o desenvolvimento de uma estrutura de negócios mais sólida.

Vem aí o Delas – Inspirando, Conectando e Transformando!
No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, será celebrado o protagonismo das mulheres empreendedoras com um encontro especial.
Serão compartilhadas histórias cheias de aprendizado, contadas por mulheres que transformaram desafios em conquista e para encerrar, um momento de networking para ampliar conexões e trocar experiências.

Data: 19/11
Horário: 9h30
Local: Sebrae Araraquara
Em 26 de novembro – rodada de negócios online durante todo o dia, inscrições pelo link

-

  • Araraquara
  • empreendedorismo feminino
  • sebrae delas
  • sebrae-sp