Pela primeira vez, o Seminário Empretec do Sebrae-SP foi realizado na cidade de Colina, entre os dias 8 e 12 de setembro, reunindo 26 empresários. A novidade desta edição foi o formato 5D, que concentra em cinco dias presenciais a metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O curso intensivo trabalha os dez comportamentos essenciais do perfil empreendedor. No Brasil, apenas o Sebrae é autorizado a aplicar essa metodologia exclusiva da ONU, que auxilia os participantes a fortalecerem suas habilidades, inovarem e se destacarem no mercado.
Durante a semana, os empreendedores vivenciaram na prática as dinâmicas do novo formato, que estimulam comportamentos empreendedores e proporcionam uma visão estratégica e de planejamento dos negócios.
A empresária Beatriz Helena Peixoto, 51 anos, proprietária de um sítio voltado para eventos, hospedagens e turismo rural, destacou o impacto da experiência.

“Atuo há 11 anos nessa área e o Empretec impactou em vários aspectos da minha vida, principalmente na melhoria dos comportamentos. Quando chegar à minha empresa, já vou aplicar um planejamento, estipular metas e organizar o fluxo de caixa, algo que antes não fazia. Os facilitadores estavam totalmente preparados, e eu indico o Empretec para todos os empresários que desejam mudanças reais”, afirmou.

Segundo a analista de negócios do Sebrae Barretos e gestora do Empretec, Joyce Costa Henrique, algumas das mudanças do formato 5D estão relacionadas à inserção de atividades online.
“As novas dinâmicas digitais reafirmam o compromisso em evoluir junto com o mercado. Assim, o Empretec ficou mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de afastamento dos empresários de seus negócios, com apenas cinco dias presenciais, sem perder a intensidade da experiência imersiva”, explicou.
O primeiro Seminário Empretec de Colina foi viabilizado pela Prefeitura Municipal e contou com o apoio do Instituto Credicitrus, que indicou cooperados para participarem da capacitação.
