ASN SP
Compartilhe

Empresários da Baixada Santista marcam presença na Feira do Empreendedor 2025 e celebram bons resultados

Promovido pelo Sebrae-SP, o evento foi realizado de 15 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, e reuniu empreendedores das nove cidades da Baixada Santista
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A Baixada Santista marcou presença na Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida pelo Sebrae-SP, entre 15 e 18 de outubro, no São Paulo Expo. Mais de 100 mil pessoas compareceram ao evento ao longo dos quatro dias, movimentando cerca de R$ 45 milhões em negócios, com pico de visitação na quinta e sexta-feira. Empreendedores de diferentes segmentos participaram em busca de inovação, capacitação e novas oportunidades.

Ao todo, a região levou nove expositores, que ocuparam espaços organizados em eixos temáticos, como a Feirinha, Shopping Compre do Pequeno, Comece seu Negócio e São Paulo de Destinos e Sabores. Uma das empreendedoras do espaço Sebrae Comunidades – Shopping Compre do Pequeno, destinado a apoiar o microempreendedor local, Natalia de Carvalho Rodrigues, da Choco Bahia, levou para a Feira chocolate artesanal, “Bean to Bar”, que significa da amêndoa a barra de chocolate, aproveitou diversas oportunidades de negócios durante o evento.

“Vamos na fazenda de agricultores em Peruíbe, colhemos, fermentamos, secamos e fazemos a moagem do Cacau. Nossos produtos são artesanais e regionais”. Um deles é a banana passa com chocolate – campeã em vendas – onde ela adquire a banana de um agricultor da cidade vizinha, Itariri, e o cacau de Peruíbe. “Além de fazermos um produto saudável e com sabor de verdade, fomentamos a economia local com a compra do cacau e dos insumos regionais. A ideia de apresentar meus produtos aqui na Feira foi incrível e muito satisfatória. Ano que vem eu quero voltar”, explica.

Para a santista Cecília Aparecida da Silva, da Cê Tá Fazendo Arte, que trabalha com bolsas e acessórios em fio de malha na técnica do crochê, a Feira do Empreendedor foi muito produtiva em todos os sentidos. “Fiz excelentes negócios e ótimas vendas, com oportunidades únicas de networking, além da divulgação da minha empresa no Espaço Criador de Conteúdo, no WhatsApp e Canva. Aproveitei todas as oportunidades que a Feira proporcionou aos visitantes. Espero voltar ano que vem”, afirma.

Cecília Aparecida da Silva, da Cê Tá Fazendo Arte (Foto: Sebrae-SP)

Veterana na Feira do Empreendedor, a santista Catia Alexandra Zwarnieski, é mãe atípica e desde a descoberta passou a fazer brinquedos sustentáveis em função do filho Gabriel. “A brincadeira virou o meu negócio e, para a Feira, eu levei uma coleção chamada pinta e lava, com boneca, livro e sacola de feira, brinquedos sustentáveis, onde a criança vai colorir, vai lavar, secar e pintar novamente. Pode pintar várias vezes, pois a canetinha é a base de água, onde a criança pode colocar na boca e até riscar o sofá”, comentou Catia, que foi convidada a mostrar seu trabalho no Estúdio Sebrae, durante a Feira do Empreendedor.

Antonio Carlos Alves de Oliveira Bombas, da Casa das Bombas (Praia Grande)

Em sua primeira participação no evento, Antonio Carlos Alves de Oliveira Bombas, da Casa das Bombas (Praia Grande), apresentou o Check Pump, sistema inteligente que monitora bombas d’água 24h por dia e detecta falhas antes que se tornem problemas graves. A inovação, desenvolvida com apoio do programa Sebrae ALI Produtividade, tem foco na expansão do negócio.

“O estande foi muito procurado nos quatro dias de evento. Conversamos com visitantes de vários Estados e mostramos como o sistema pode facilitar a rotina de condomínios, hotéis e hospitais. Somos os únicos no mercado com monitoramento remoto integrado aos equipamentos, o que reduz o impacto da falta d’água. Ano que vem já reservamos um estande maior para facilitar o atendimento com potenciais clientes”, ressalta Antonio.

Outro empresário que celebrou os resultados da Feira foi Ricardo Israel, sócio-fundador da Renovo Assessoria em Leilões, que participou da Feira do Empreendedor com o objetivo de ampliar a visibilidade da marca e do segmento de investimentos em leilões. “Viemos com a expectativa de mostrar como nosso trabalho gera lucros acima da taxa Selic, com segurança e sem burocracia para nossos assessorados”, afirma.

A empresa realiza toda a análise jurídica e mercadológica dos imóveis arrematados, entregando soluções completas aos clientes. Com apoio do Sebrae, Ricardo destaca que já fechou contratos e tem reuniões agendadas. “O Sebrae sempre fez parte da minha trajetória como empreendedor. Tudo que ele promove gera resultados reais. Assim como o Sebrae transforma negócios, a Renovo transforma a vida dos nossos clientes.”

Ricardo Israel, sócio-fundador da Renovo Assessoria em Leilões

Para Marco Aurélio Rosas, gerente regional do Sebrae na Baixada Santista, a Feira do Empreendedor — considerada a maior da América Latina — cumpriu seu papel ao reunir empreendedores consolidados e iniciantes, promovendo conhecimento e motivação para o desenvolvimento sustentável. “A expectativa era grande e foi superada. Os expositores da região fizeram bons negócios e muitos já demonstraram interesse em participar da próxima edição”, declara Marco Aurélio.

Prefeitura de Itanhaém

Itanhaém foi a única cidade da Baixada Santista com estande próprio na Feira, buscando fortalecer sua visibilidade nas áreas de turismo, cultura e atrair novos empreendedores. “Quando eu falo de turismo eu tenho que lembrar todos que têm é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Temos monumentos históricos tombados, uma geografia linda, uma cidade que tem 27 km de praia e rios navegáveis, onde as pessoas encontram lazer, passeio, pesca”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Antonio Pierre Pugliese Musacchio.

Para ele, essa visibilidade gerou resultados concretos, atraiu novos empreendimentos, estimulou também o fortalecimento da cadeia produtiva local. “Ano que vem nosso estande será maior, pois recebemos pessoas interessadas em conhecer mais sobre as oportunidades de negócios que a cidade oferece. Vamos trazer empresários da cidade para vender e divulgar seus produtos”, afirma.

Missões Empresariais

A empresária Célia Cristina Chiapetta, da Sniper Paintball Bar Café, foi uma das 650 participantes das missões organizadas pelo Sebrae Baixada Santista, que levaram 20 ônibus das nove cidades da região à Feira do Empreendedor.

“Após a pandemia, percebi o valor de participar de feiras para acompanhar as novas formas de empreender. Sempre busco tecnologia, aprendizado e novos fornecedores. A cada edição, me surpreendo com a evolução de cada setor e saio motivada a seguir em frente”, destaca Célia.

  • FE25
  • sebrae-sp