Depois de trabalhar por 20 anos com análise de sistemas, Fabiana Magalhães ficou sem emprego em 2017, na mesma época que seu marido também ficou desempregado. E foi na confeitaria que ela encontrou uma forma de gerar renda, se apaixonou pelo lado artístico da atividade e não tem mais vontade de voltar para o mercado de trabalho formal. Hoje, a empresa Bolos Artesanais Fabi conta com dez colaboradores e foi tema de matéria do Sebrae-SP Notícias, programa exibido toda segunda-feira, às 17h, nas redes sociais do Sebrae-SP.
Os negócios ligados a confeitaria, doces e padarias seguem em crescimento no Estado de São Paulo. De acordo com o Data Sebrae, o número de novos Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas cresceu 14% nos quatro primeiros anos em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril de 2024 foram abertos 5.166 novos negócios ante 4.532 do período anterior.
Fabiana começou a fazer os bolos no próprio apartamento. Hoje, o negócio está instalado na Avenida do Guacá, em Lauzane Paulista, zona norte de São Paulo. “Quando comecei, as pessoas gostaram, tive uma aceitação e vi que existia uma oportunidade de negócio. Fui estudar e me especializar”, destacou.
Para se atualizar sobre as novidades, Fabiana fica sempre ligada nas redes sociais, nos cursos oferecidos e nos pedidos dos clientes. “Tem muita moda nas redes sociais, coisas que são possíveis aplicar no dia a dia, mas também tem muita coisa que não funciona”, afirmou.
Gestão
Na avaliação da analista de negócios do Sebrae-SP Suélen Akemi, um dos principais desafios para quem comanda o próprio negócio é o “eu empreendedor”. “O empreendedor precisa equilibrar vários pratos, ser gestor financeiro, quem compra os ingredientes, tira pedidos, além de enfrentar as oscilações de mercado, de vendas”, disse.
Os empreendedores que precisam de auxílio para melhorar a gestão do negócio podem contar com o Sebrae-SP. Basta procurar um Escritório Regional, unidades do Sebrae Aqui, ligar na Central de Atendimento (0800 570 0800) ou acessar o portal.
:: Confira a entrevista com Fabiana Magalhães ::