
O município de Cunha, localizado no interior de São Paulo, está contemplado em um roteiro turístico do Sebrae-SP criado para destacar as atrações do território e atrair mais visitantes. O conteúdo é resultado de um trabalho feito por meio de uma metodologia participativa do Programa Cidade Empreendedora. O guia está disponível online e é oferecido por agências locais de receptivo.
A história, arte e natureza na Serra da Bocaina são os destaques do roteiro “Cunha surpreendente” com dicas de ateliês, gastronomia e paisagens, como os campos de lavanda. O guia indica chocolateria, restaurantes, degustação de azeite, cervejaria e ateliê de cerâmicas.
“Sem a atuação do Sebrae para reunir todos os envolvidos na mesma sala, fazer essa curadoria, seria muito difícil montar um roteiro. A cidade terá uma grande visibilidade”, ressalta Rodolfo Westin, da agência Reserve Cunha.
Como ressalta Márcio Araujo, consultor de negócios do Sebrae-SP, a construção coletiva em torno de um objetivo comum foi o maior legado do projeto. “O turismo é uma somatória de experiências”.
Atuação do Sebrae-SP
Um dos eixos do programa Cidade Empreendedora trabalha a vocação e a identidade dos municípios. A proposta é mais do que divulgar a cidade, é atrair olhares para o município a partir da consolidação de uma imagem positiva que explore as características e potenciais únicos da região, garantindo que os moradores e o município se beneficiem do fluxo de turistas.
A consultora do Sebrae-SP Aline Delmanto destaca que o Sebrae olha o turismo como uma atividade importante para o desenvolvimento de um determinado território e conta com ações para auxiliar o gestor público a criar um ambiente de negócio favorável para o desenvolvimento de negócios do turismo e para capacitar os empreendedores a serem mais competitivos e atender o turista com qualidade.
“Quando falamos de um destino consolidado, com roteiros estruturados, estamos falando de um desenvolvimento econômico pujante. O turismo movimenta muitos setores da economia e quanto mais qualidade na experiência ele oferecer ao turista, mais tempo ele vai ficar na cidade e vai gastar. A economia gira em torno desse visitante e por isso o turismo é visto como uma atividade que tem um vetor de desenvolvimento muito importante”, destaca Aline.
Para auxiliar os empresários, o Sebrae-SP tem o Programa Mais Turismo, Mais Negócios com capacitações e soluções voltadas para gestão, mercado e inovação. De acordo com o consultor de negócios do Sebrae-SP Bernardo Ignarra, entre as principais “dores dos empresários” do setor estão a carência na elaboração de produtos turísticos, uso de dados, baixo nível de cooperação, uso de tecnologia e marketing estratégico.
“As ações do turismo do Sebrae-SP têm foco na competitividade. Os empresários com dificuldade ou que enxergam o turismo como potencial podem entrar em contato com o Escritório Regional do Sebrae para identificarmos as soluções disponíveis”, afirma Ignarra.
Roteiro turístico
Cidade: Cunha
Informações: o guia propõe uma imersão na cultura, na arte da cerâmica e nas belezas naturais da cidade com indicações de dicas de ateliês, restaurantes e paisagens, como os campos de lavanda.
-
